Começa hoje e prolonga-se até terça-feira, dia 15 de abril, o VI Concurso Internacional de Percussão, naquela que é a “edição mais forte e mais completa” de sempre.
O concerto de abertura, intitulado “Canções de Liberdade”, fica a cargo de Marco Fernandes e da Filarmónica Recreativa Cortense, e tem lugar às 21:30 no Auditório da Faculdade de Medicina da UBI.
No sábado, dia 12, destaque para o concerto “Partitas para Teclado”, de Tomás Moital, vencedor do concurso do ano passado. Está marcado para as 19:00 na Igreja da Misericórdia da Covilhã.
Às 22:00 deste sábado acontece, ainda, no Restaurante Comfusão, o concerto “RLLRLRLLRRLRLRLRLLRLRLR”, do Ensemble Hemiptera.
No domingo, dia 13, às 19:00, no Teatro Municipal da Covilhã, destaque para o concerto do Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho & Percussões da Metropolitana. Acontece, ainda, a entrega de prémios das categorias mais jovens a concurso.
Para finalizar o dia, tem lugar na Banda da Covilhã, pelas 22:00, o concerto “Caixa Elétrica”, por João Tiago Dias.
Já na segunda-feira, dia 14, às 19:00, no Teatro Municipal da Covilhã, acontece o concerto do Grupo de Percussão da ESART & ESML, principais escolas de percussão.
Às 22:00, Pedro Melo Alves & Vasco Trilha apresentam um concerto na Banda da Covilhã.
Para finalizar, a 15 de abril, o Teatro Municipal da Covilhã vai acolher, pelas 19:00, a cerimónia de encerramento, com concerto de Kalomotxo Orkeatar. Acontece, ainda, a entrega dos prémios.
O certame termina às 22:00, no Restaurante Comfusão, com o concerto “O Lugar de Junho”, de Tomás Longo, Iúri Oliveira e Guilherme Fortunato.
Ao longo destes dias, os 68 participantes do concurso, provenientes de vários países do mundo, vão ter a oportunidade de participar em vários workshops e masterclasses de percussão.
Destacar que, desde 2016, já participaram no concurso um total de 290 candidatos e já foram entregues mais de 90 mil euros em prémios.
O VI Concurso Internacional de Percussão conta com a organização da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Cultural da Beira Interior e com o apoio da ICOVI e Majestic.
Programa completo AQUI.