O Teatro Municipal da Covilhã, no mês de maio, vai ser palco de um conjunto diversificado de espetáculos e eventos, ao nível da programação regular e ao nível dos acolhimentos.
A programação do mês começa a 3 de maio, pelas 21:30, com o espetáculo «JP Simões canta José Mário Branco». Neste espetáculo, o músico vai recriar o disco de homenagem a José Mário Branco, “uma das personalidades que mais marcaram a música portuguesa desde a década de 1960, como cantor, autor, compositor, arranjador e produtor musical”, avança o TMC~.
No dia 8 de maio, também às 21:30, o TMC~ acolhe a estreia do novo espetáculo do Kayzer Ballet: «So-See-A-Ti – A Journey of Solitude», de Ricardo Runa.
Já dia 10 de maio, às 21:30, acontece a estreia de Moreno Veloso no palco do TMC~. O cantor brasileiro apresenta «Mundo Paralelo», um disco e espetáculo que remetem “para uma outra realidade”. “Um mundo que nas palavras da canção é transcendental, uma realidade mais bonita, mais alegre, uma realidade forte e rica que ultrapassa, em todos os sentidos, o que podemos encontrar no dia a dia comum”, explica o teatro covilhanense.
A 17 de maio, às 21:30, no âmbito da 21ª edição do Festival Y, o TMC~ acolhe uma sessão dupla com dois espetáculos do coletivo Dançando com a Diferença: «Blasons», de François Chaignaud e «Doesdicon», de Tânia Carvalho.
No dia 22 de maio, às 21:00, o TMC~ recebe o 29º Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo, intitulado «À Procura de um Futuro…».
Já no dia 24 de maio, às 16:00, o Teatro de Marionetas do Porto regressa ao TMC~ para apresentar o espetáculo para famílias «Coisas», a partir de um conto de Júlio Vanzeler. No espetáculo, as Marionetas do Porto “exploram, através do olhar de diferentes personagens, a forma como o contacto com diferentes objetos influi na construção da identidade e como podem ser decisivos na visão do mundo e de nós próprios, na mais tenra idade”.
Ainda no âmbito da 21ª edição do Festival Y, o TMC~ acolhe no dia 29 de maio, pelas 21:30, o espetáculo de dança «.G RITO», da bailarina e coreógrafa Piny.
Para fechar a programação de maio no TMC~, no dia 31, pelas 16:00, tem lugar o espetáculo de dança para famílias «Ocelo», de Daniela Cruz, intérprete, criadora e formadora na área da dança. Este é um sensorial e multidisciplinar, dirigido ao público mais jovem, e que “parte da necessidade de olhar, de forma positiva, para o contexto em que vivemos e pela vontade de criar sobre o belo”, conclui o TMC~.
Foto: Caroline Bittencourt