A Covilhã vai receber, no âmbito da Trienal Internacional de Design da Covilhã, a Trama – Semana da Literatura e do Design. A decorrer entre os dias 11 e 17 de maio, a primeira edição do evento traz à cidade um conjunto de escritores e designers nacionais e internacionais, para um programa “muito ambicioso e plural”, revelou Regina Gouveia, na apresentação do certame.
“Trama tem a ver com a nossa identidade como cidade fábrica, com o design dos tecidos, com os padrões, mas trama também é um termo da literatura que tem a ver com o enredo, com os contextos e com os desenvolvimentos de uma obra. Pensámos um programa muito ambicioso e muito plural. Quero salientar o facto de termos connosco, ao longo do programa, um conjunto de escritores e designers muito relevante, não só ao nível nacional, mas internacional”, sublinhou.
A sessão de abertura da Trama – Semana da Literatura e do Design vai arrancar no domingo, dia 11 de maio, às 09:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Às 10:00 tem lugar, no Paul, a Rota Literária «José Marmelo e Silva», uma “atividade diferente”, uma espécie de “homenagem a um escritor local”, através da qual vai existir “uma relação muito significativaentre a obra e os lugares”, destacou a vereadora.
Na segunda-feira, dia 12 de maio, às 10:00 e às 14:00, acontece o espetáculo «Memória da Matéria», no Jardim do Lago. Destinado aos jovens do ensino secundário e à comunidade em geral, este espetáculo surge a partir da obra da escritora covilhanense Maria de Mello Giraldes. É resultado, ainda, das residências literárias dramatúrgicas do ano 2024.
Às 18:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, tem lugar o Café Literário «O Livro Grita», que conta com uma conversa entre André Letria e Inês Fonseca Santos.
Já na terça-feira, dia 13 de maio, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das escolas do concelho da Covilhã vão participar na primeira sessão da atividade «Narrativas Ilustradas: O Processo Criativo com Rodolfo Castro”.
Às 21:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, acontece a sessão de «Leituras Nómadas», com autor convidado ainda a definir.
A meio da semana, na quarta-feira, dia 14 de maio, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das escolas do concelho da Covilhã retomam a atividade «Narrativas Ilustradas: O Processo Criativo com Rodolfo Castro”.
Às 17:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, decorre a «Leitura Encenada “De Lã e a Neve a Café Montalto”», com a presença do autor Manuel da Silva Ramos e da CISMA.
Às 19:00, também na Biblioteca Municipal, o programa segue com a conversa «O olhar com(o) ação», com Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes, com estruturas artísticas, docentes e alunos da Covilhã. “É uma conversa que trará a perspetiva de quem quer promover a inclusão e o acesso à cultura”, referiu a vereadora.
Na quinta-feira, 15 de maio, na Biblioteca Municipal da Covilhã, pelas 10:00, realiza-se o Concurso Municipal de Leitura «Fia-te num livro», um momento destinado aos alunos do 1º ciclo ao ensino secundário, que conta com organização da Rede Concelhia de Bibliotecas da Covilhã.
Já na sexta-feira, dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal, os alunos dos 2º e 3º ciclos vão poder participar na oficina «Literatura & Design», dinamizada pela designer Ana Sabino.
Às 15:30, no Salão Nobre dos Passos do Concelho, vai proceder-se à assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. O protocolo tem em foco a realização, na Covilhã, da próxima cerimónia de entrega do Prémio Design do Livro. “Há aqui uma relação muito importante com a Direção Geral do Livro”, sublinhou Regina Gouveia.
Meia hora mais tarde, pelas 16:00, tem lugar uma homenagem a Lúcio Craveiro da Silva, autor do Tortosendo, “muito esquecido no seu concelho, mas muito reconhecido fora da Covilhã”. “Cabia-nos assegurar esta homenagem”, referiu a vereadora.
Às 21:00, de regresso à Biblioteca Municipal, acontece uma apresentação contada e cantada por Rita Redshoes e Mário Augusto.
No último dia da Trama – Semana da Literatura e do Design, sábado, dia 17, tem lugar a Feira do Livro, organizada pela livraria «Book Company».
Às 10:00, na Biblioteca Municipal, acontece, ainda, uma oficina para famílias com André Letria.
Da parte da parte, às 15:00, decorre a conversa «Entre a intenção do designer e a perceção do leitor, está o objeto-livro que reflete ambos», com Ana Sabino, Dário Cannatà (vencedor do Prémio Design do Livro 2024) e André Letria. A conversa conta com moderação de Sérgio Almeida.
Às 16:00 decorre a conversa «Ler um livro é mais do que decifrar palavras; é também uma experiência visual e sensorial», com Afonso Cruz, Francisca Camelo e Jorge dos Reis. Sérgio Almeida é o moderador.
Para finalizar, às 17:00, Sérgio Almeida vai moderar a conversa «Um livro pousado numa mesa fala connosco antes mesmo de o abrirmos», com Tatiana Salem Levy, Rachel Caiano e Miguel Moreira Pinto.
Em permanência, entre os dias 11 e 17 de maio, vão estar: a exposição artística «Literatura & design fora de portas», de Luís da Cruz; a exposição «Prémio Design do Livro 2024»; a exposição «Trama de Melo e Castro»; a exposição «Livros à Vista»; a exposição «Fólio Vila Literária»; o projeto «O Debuxo conta Histórias» (escolas do concelho); «TRAMA das Cores & Letras: oficina de cor e tipografia» (escolas do concelho); «Criativos: Oficina da ideia à estante – oficina de edição de livro em plataformas digitais (espaço C3D makerspace); e «Entre Linhas e Imagens: mediação de leitura» (sala do conto).
Regina Gouveia destacou a oficina «O Debuxo Conta Histórias», “um projeto muito especial”, revelou a vereadora.
“Foi um projeto concebido por André Letria depois de visitar a Covilhã, de se inspirar na Covilhã e com a Covilhã e os covilhanenses. A base deste projeto é o quadrado do debuxo e as crianças vão ser desafiadas a criarem ilustrações que depois, a seguir, passam por outro processo criativo, em que já são protagonistas escritores convidados que vão criar os textos. Da junção entre as ilustrações e os textos resultará uma exposição de resultados”, explicou.
A Trama – Semana da Literatura e do Design, integrada na Trienal Internacional de Design da Covilhã, é uma organização da Câmara Municipal da Covilhã.