25 de Abril: Vítor Pereira reforça foco na “missão de servir a causa covilhanense”

Durante a sua última Sessão Solene Comemorativa dos 51 anos do 25 de Abril, enquanto presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira fez um balanço dos últimos três mandatos. Garantiu que, apesar de alguns discordarem, a autarquia “fez, construiu e executou” e que nos próximos cinco meses não vai “parar ou perder o foco da missão e do privilégio que é servir a causa covilhanense”.

“Sim, equilibrámos as finanças do município, tirámos as contas da pré-falência, pagámos dívidas”. “Sim, também ajudámos as empresas as famílias e as associações”. “Sim, também aumentámos as transferências para as juntas de freguesia, os apoios às IPPS’s, e reforçámos a aposta na educação”. “Sim, baixámos o IMI para a taxa mínima”. Sim, estamos a suportar o custo do aumento dos transportes urbanos”. “Sim, requalificámos o Teatro Municipal, o Museu, a Escola Frei Heitor Pinto, o pavilhão do INATEL e tantas outras obras executadas”, destacou o presidente da Câmara.


Vítor Pereira acrescentou que a obra do Quartel da GNR do Tortosendo será iniciada ainda durante o atual mandato e relembra que a concretização da estratégia turística e da estratégia local de habitação, que considerou “fazer parte dos desígnios de Abril”, “segue a todo o vapor”.

Apesar das mudanças ao nível da qualidade de habitação, o autarca assegurou que “enquanto houver famílias a viver em condições indignas, há ideais de Abril por concretizar” e que o município está “empenhado em criar mais e melhores soluções”.

“Nós queremos sempre mais e mais para o nosso concelho e é para isso que este executivo continua e vai continuar a trabalhar com afinco, dedicação e empenho até ao último dia. Este é um compromisso do qual não abdico. Abril é cumprir e nós cumprimos promessas”, garantiu Vítor Pereira.

Quanto ao processo da Águas da Serra, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã reafirmou o compromisso de ajudar a baixar a fatura da água do concelho. Acredita que “Abril é lutar” e está “pronto para travar a luta”.

Assegurou, ainda, que vai continuar a lutar por uma solução para as famílias, os trabalhadores e as crianças do Bolinha de Neve, sem nunca “desistir de lhes dar tudo o que merecem”.

“São elas (as crianças) que nos inspiram, tal como nos inspiram os que lutaram por Abril, os que fizeram Abril e os que continuam todos os dias a cumprir Abril e nos acalentam a esperança e os sonhos. Continuemos a sonhar, para continuarmos, sempre, a construir Abril”, disse.

No decorrer do seu discurso, Vítor Pereira apelou, ainda, para “dizermos presente” nas legislativas e nas autárquicas deste ano. Garantindo que “o direito de voto é a maior conquista conseguida há 51 anos”, recordou aqueles que “não desistiram” e que lutaram para que hoje possamos ter “liberdade: liberdade de expressão, liberdade de opinião, liberdade de imprensa, liberdade de escolha”.

“É para o exercício dessa liberdade de escolha que deixo hoje aqui o apelo. Ir às urnas e escolher a Democracia é fundamental. Covilhanenses, mobilizemos e continuemos a dar o exemplo. Lembrem-se que o povo unido jamais será vencido”.

A Sessão Solene Comemorativa dos 51 anos do 25 de Abril decorreu hoje, dia 25 de abril, no Salão Nobre dos Passos do Concelho.