A Assembleia de Freguesia da Boidobra aprovou, na reunião ordinária realizada ontem à noite, as contas de 2024 com duas abstenções.
Na apresentação dos documentos Marco Gabriel, Presidente da Junta de Freguesia, salientou o investimento de cerca de 32 mil euros feito durante o ano, “em obras visíveis na freguesia”.
“O que observamos, grosso modo, nestas contas é que nós tivemos menos cerca de 32 mil euros de despesa do que receitas e este valor foi integralmente aplicado em despesas de capital, ficando no final só com um saldo de 4.883 euros”, explicou, destacando que foi aproveitado para fazer obra na freguesia que é visível”.
Marco Gabriel sublinhou que estes investimentos foram possíveis “sem qualquer receita de capital vinda da Câmara Municipal”.
Sublinhou que nesta matéria, já em 2025, foram assinados três protocolos com a CMC, que equivalem a um investimento total na freguesia de cerca de 79 mil euros. Detalha que um diz respeito à colocação de uma cobertura na sede da Junta de Freguesia, cerca de 43 mil euros, uma vez que não estava prevista nas obras que estão a decorrer, outro para construir passeios junto Estrada Municipal 507 e outro para substituir sinalética na freguesia.
Para além destes foi também rubricado um protocolo de 130 mil euros para as obras de requalificação na sede da Junta de Freguesia que já estão a decorrer.
As contas passaram com quatro votos a favor, da CDU, PS e da primeira-secretária da Mesa, eleita pela coligação “Boidobra, Juntos Fazemos Melhor”, e duas abstenções, do presidente e segundo-secretário da Mesa, eleitos pela coligação “Boidobra, Juntos Fazemos Melhor”.
Na mesma sessão foi aprovada a primeira revisão orçamental de 2025, para incorporar o saldo de gerência de 4.883 euros.
Marco Gabriel deu conta que do total 3.000 euros serão doados aos Bombeiros Voluntários da Covilhã, segundo uma proposta feita pela corporação a todas as juntas do concelho, para assim adquirir uma viatura. A restante verba será para incremento da rúbrica bens e serviços.
Explica que foi proposto a todas as juntas que doassem aos Bombeiros a verba correspondente à transferência do Fundo de Financiamento de Freguesias, o que no caso da Boidobra dá cerca de 3.000 e no total serão angariados os 70 mil euros para a aquisição da viatura.
A proposta foi aprovada com 6 votos a favor e uma abstenção.