Alunas da Frei Heitor Pinto devolvem 3.º lugar ganho na secretaria à equipa que o conquistou

As alunas que integram a equipa juvenil de voleibol da Escola Frei Heitor Pinto, no Desporto Escolar, conquistou, na secretaria, o terceiro lugar na competição, mas decidiram entregar as medalhas à equipa que “em campo foi mais forte” e que era a digna merecedora.

Num vídeo publicado na sua página oficial está descrito que “apesar do empenho e da boa qualidade de jogo demonstrada, a equipa da ESFHP acabou por perder os três jogos disputados, ficando, assim, no 4.º e último lugar da tabela classificativa”.


Também é explicado que a equipa que ficou na 3.ª posição participou na competição sem árbitro, algo que é obrigatório segundo o regulamento específico da modalidade.

Como consequência, a formação da ESFHP ascendeu ao 3.º lugar e foi agraciada com as respetivas medalhas.

Após a cerimónia do pódio, o professor João Sá Pinho pediu a palavra. Num gesto de grande desportivismo, reconheceu a qualidade da organização do evento e a correta aplicação do regulamento, mas transmitiu a vontade das suas atletas e do seu grupo-equipa de entregar as medalhas de 3.º lugar à equipa que, em campo, se revelou superior, mas que, administrativamente, foi relegada para o 4.º lugar.

A equipa inclui, também, quatro alunas da Escola Quinta das Palmeiras.

João Sá Pinho já explicou que no balneário disse às atletas que tinham duas hipóteses, ficar com a medalha ou devolver e saiu do local. Poucos minutos depois as atletas comunicaram a decisão de devolver as medalhas.

“Este ato de reconhecimento da qualidade do adversário reflete os mais elevados padrões de desportivismo, fair play, amizade e companheirismo, valores basilares da Escola Pública e do Desporto em geral, bem como do AEFHP e do Desporto Escolar em particular. Parabéns ao grupo-equipa de voleibol, ao Professor e às atletas (incluindo quatro atletas/alunas da Escola Quinta das Palmeiras)”, escreve a escola na sua publicação.