AM Manteigas aprova prestação de contas de 2024

A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou, por maioria, a prestação de contas do ano 2024 da Câmara Municipal de Manteigas, governada pelo movimento independente Manteigas 2030.

Os documentos foram aprovados com sete votos a favor (seis do movimento Manteigas 2030 e um do PSD), seis votos contra (PSD) e seis abstenções (PS).


Luís Pedro Soares (PSD), face aos dados da prestação de contas, afirmou que “o município falhou gravemente na execução dos investimentos que prometeu à população neste mandato”.

“Mais de 3.7 milhões de euros em investimento ficaram por executar. Verbas que podiam ter sido aplicadas na habitação, requalificação urbana, apoio às famílias, melhoria de serviços ou captação de investimento externo. Não é um problema técnico, é uma consequência direta da má gestão política, da falta de planeamento atempado e da ausência de capacidade de execução”, disse.

O social democrata acrescentou que “não é falta de dinheiro, é falta de capacidade” e que “os discursos e práticas não são coincidentes”.  

Albino Cardoso (Movimento 2030) afirmou que a saúde financeira da autarquia é “boa” e “tem pernas para andar”.

“Verificamos que a saúde financeira da autarquia é boa, tem pernas para andar e está pronta para dar execução aos projetos que tem em caminho”, assegurou.

Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, garantiu que este executivo “executou muito mais do que todos os outros”. Afirmou, ainda, que “não são perfeitos”, mas as coisas têm sido feitas.

António Miguel Carvalho (PS) usou da palavra para questionar Flávio Massano sobre o que é que de tão significativo aconteceu durante o atual mandato.

“Findo quatro anos de mandato, diga-me lá o que é que de tão relevante aconteceu para que o senhor presidente possa dizer, e estou a citar aquilo que o senhor escreveu, que melhorámos a vida de vida das nossas gentes e recuperámos o respeito e o orgulho de ser e viver no coração da Estrela. Eu gostava de saber em que momento é que o senhor perdeu o respeito e o orgulho em ser manteiguense”, questionou o socialista.

Flávio Massano assegurou que “sempre teve orgulho em ser manteiguense e ser da Serra da Estrela”. O autarca enumerou, ainda, diversas obras e projetos realizados nos últimos anos que o levam a afirmar que “município de Manteigas está melhor” e que “a qualidade de vida das pessoas melhorou”.

Entre inúmeras obras e projetos “concluídos ou a arrancar”, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas destacou a Casa do Povo, o Parque Ambiental da Fábrica do Rio, a Sotave, o Caminho do Covão da Ponte, as Passagens Hidráulicas da Barroca dos Saraivas, Vale de Amoreira e Ribeira do Passal, o Canal de Derivação do Sameiro, a redefinição dos Trilhos Verdes, a reabilitação do antigo edifício da GNR e do edifício da antiga tipografia, entre outras enumeradas pelo autarca.

Além disso, Flávio Massano mencionou a Manteigas TV, o cinema, o Manteigas Lab, a sala de exposições durante todo o ano, as aulas de ioga para todas as idades, o Manteigas Moves, a Revistadeira Manteigas, a nova marca “Manteigas Coração da Montanha”, a nova marca “Estrela Green Hub”, as piscinas municipais sempre abertas, as aulas de ginástica geriátrica e as viagens do cartão do idoso.

“Isto são argumentos suficientes ou não? Eu não estou a dizer que fazemos tudo bem, mas que hoje Manteigas está melhor e que há aqui um grande orgulho em sermos de Manteigas, muito superior ao que existia anteriormente, pode ter a certeza que é verdade. Tem aqui a resposta porque é que Manteigas está muito melhor”, concluiu o autarca.

A Assembleia Municipal de Manteigas decorreu na passada quinta-feira, dia 24 de abril.