CCDR Centro promove concurso regional de hortas escolares

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) está a promover o «Super Horta Escolar», concurso regional de hortas escolares destinado às escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico que tenham hortas escolares instaladas e em manutenção no presente ano letivo.

De acordo com a CCDR Centro, em nota de imprensa, está iniciativa, promovida em colaboração com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, tem o objetivo de “valorizar as hortas escolares como um instrumento pedagógico de aprendizagem da alimentação, da natureza, da biodiversidade e do clima”.


Sob o lema «Cultivar com amor, colher com sabor», este concurso pretende “proporcionar às escolas e aos alunos a motivação necessária para a existência das hortas em ambiente escolar”. Desta forma, través da mascote «Super Sementinha», os alunos vão ser sensibilizados para a sustentabilidade e alimentação saudável, “apreendendo conceitos de educação ambiental e nutricional e trabalhando o processo de cultivo de alimentos”.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, citada em nota de imprensa, explicou que se pretende “incentivar as crianças, os educadores e os professores a descobrirem o valor da terra, da biodiversidade e da alimentação saudável. As hortas escolares são muito mais do que espaços de cultivo, são salas de aula a céu aberto, onde se aprende sobre sustentabilidade, cooperação e respeito pela natureza”. A presidente da CCDR Centro acrescenta que este concurso passa por “premiar e dar visibilidade ao trabalho extraordinário das escolas que, com criatividade e empenho, transformam pequenos espaços verdes em grandes oportunidades de aprendizagem. Ao plantar conhecimento, estamos a colher um futuro melhor para as próximas gerações”, disse.

Os prémios são atribuídos em três categorias temáticas para cada nível de ensino: «Horta Mais Sustentável», categoria para a escola que adota práticas ecológicas, como compostagem, reutilização de materiais e cultivo de espécies autóctones; «Horta com Maior Envolvimento da Comunidade», categoria que destaca a horta que mais incentiva a participação ativa de alunos, professores, pais e a comunidade local; e «Horta Mais Diversificada», categoria que premeia a escola com maior variedade de culturas e com um aproveitamento eficiente do espaço e da produção.

As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de abril.

Pode consultar mais informações AQUI.