A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) vai reforçar o transporte intermunicipal através da aquisição de 31 autocarros “limpos”, onde se incluem 16 viaturas elétricas e 15 movidas a hidrogénio.
Segundo nota de imprensa, com um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de cerca de 11 milhões e meio de euros, esta aquisição vai permitir “assegurar o transporte à população de todo o território” e promover “um sistema de transporte mais sustentável e eficiente” nos 15 municípios integrados na CIMRBSE: Almeida, Belmonte, Celorico Da Beira, Covilhã, Figueira De Castelo Rodrigo, Fornos De Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.
Além da aquisição das 31 viaturas, vão ser instalados oito carregadores elétricos duplos e uma estação de abastecimento de hidrogénio, de modo a garantir a operacionalidade da nova frota.
A iniciativa inclui, ainda, ações de sensibilização junto da comunidade e um programa de monitorização das novas viaturas. Para a CIMRBSE, esta aquisição representa “mais um passo significativo na modernização do transporte público intermunicipal, garantindo melhores condições de mobilidade para os cidadãos, promovendo a transição para um modelo de transporte mais ecológico e eficiente”.
A sessão de assinatura dos contratos decorreu ontem, dia 3 de abril, na Sala “O Século”, em Lisboa. Estiveram presentes Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Cristina Pinto Dias, secretária de Estado da Mobilidade, Hélder Reis, secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, e Luís Tadeu, presidente da CIMRBSE.