Concertos “Abril depois do adeus” e “Pura” marcam celebração do 25 de Abril no Fundão

Inserido nas comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril realiza-se, no dia 24 de abril, quinta-feira, às 21:30, na Praça do Município do Fundão, o concerto “Abril depois do adeus”, protagonizado por alguns músicos da região.

O concerto “desenvolve-se em torno de temas e de músicos que cantaram a voz dos portugueses e que o imaginário coletivo continua a associar à Revolução dos Cravos e ao valor inestimável da Democracia Portuguesa”.


Desta forma, pretende-se homenagear todos os cantautores da música de intervenção portuguesa, com destaque para dois recentemente desaparecidos, Fausto e José Mário Branco.

Um projeto que é constituído por 14 músicos, nomeadamente: Pedro Rufino (guitarras e arranjos musicais), António Supico (percussão, voz e produção), Heloísa Simões (voz), Maria João Pacheco (voz), Diana Isabel dos Santos (voz), Adelino Pereira (voz), João Figueira (voz), João Paulo Antunes (teclados), Gustavo Mancebo (viola baixo), Gonçalo Alves (bateria), Marco Bento (saxofone), Diogo Ribeiro (trompete), Francisco Duarte da Silva (trombone) e André Oliveirinha (concertina).

Já no dia 25 de baril, às 21:30, n’A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, tem lugar o concerto protagonizado pelo projeto “Pura”.

Este concerto irá rememorar os marcos históricos desta data e criar uma experiência musical “inovadora e de imersão cultural para o público da região”.

O repertório será constituído por uma fusão de elementos tradicionais da Beira Interior e da música revolucionária, com uma abordagem moderna e experimental, sendo estruturado em torno de três pilares principais: Cancioneiro da Beira Interior, Músicas Revolucionárias e Recriação Moderna e Interação Musical.

 “Este espetáculo não é apenas uma performance musical, mas uma viagem cultural e emocional, em que serão percorridas memórias coletivas da nossa história através da música”

Os bilhetes poderão ser adquiridos n’ A Moagem e terão o custo de três euros para o público em geral.