A Câmara Municipal da Covilhã, em conjunto com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), liderou, na última semana, uma missão empresarial à Greater Bay Area (GBA) da China – Guangdong, Hong Kong e Macau, com o objetivo de “reforçar a estratégia de internacionalização da Covilhã e abrir portas ao pujante mercado asiático”, avança o município em nota de imprensa.
Segundo o documento, esta deslocação, organizada pela Internacional Business and Innovation Center (IBIC), contou com a participação de empresários covilhanenses e revelou-se “um sucesso, tendo contribuído para afirmar a Covilhã enquanto destino privilegiado para acolher investimento, inovação e internacionalização”. Permitiu, ainda, “estabelecer conjunto de contactos, convites e manifestações de interesse, de parte a parte, para a promoção de negócios e para uma possível visita oficial já em julho de 2025”, pode ler-se.
Ao longo da semana, a comitiva participou em várias visitas empresariais com responsáveis de multinacionais de referência mundial. Também foram realizadas várias reuniões institucionais e assinados acordos de cooperação com vista à uma colaboração estratégia e partilha de conhecimento, explica o Município da Covilhã.
Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, considera que esta missão foi de “extrema importância”, na medida em que já permitiu firmar um acordo e estabelecer prioridades para os próximos tempos.
“Deposito a maior esperança nos resultados do trabalho comum que estamos a desenvolver e que abarca o intercâmbio comercial e empresarial, bem como académico e científicos”, aponta o autarca.
Já João Marques, presidente da AECBP, salienta que esta missão representa “um marco no caminho da internacionalização e da inovação para as empresas da Covilhã”.
Entre as mais-valias, segundo a nota, está a possibilidade de “acesso facilitado a mercados estratégicos”, uma vez que a Greater Bay Area é um dos “maiores polos mundiais de tecnologia e inovação, onde se multiplicam oportunidades para exportação, parcerias e captação de investimento”.
De acordo com a nota de imprensa, a promoção da Covilhã como destino de referência e o fortalecimento do tecido empresarial, através do contacto direto com empresas de referência internacional que permite às empresas covilhanenses adotarem novas práticas, tecnologia e modelos de negócio, são outros dos aspetos positivos que saíram desta missão.
Entre os principais momentos da missão, destaque para a Assinatura do Memorando de Intercâmbio Amigável e Cooperação entre o Distrito de Longhua (Shenzhen) e o Município da Covilhã; a Celebração de protocolo entre a AECBP e a Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos de Macau; Visita ao Longhua International Cooperation Center (LICC); e, ainda, reuniões institucionais com os Cônsules-Gerais de Portugal em Macau e Hong Kong.