Os Espaços Energia, que estão a abrir em todo o país, têm como grande objetivo esclarecer os consumidores sobre as melhores soluções energéticas para o seu caso, ou até mesmo sobre os apoios em vigor para obras que melhorem a eficiência energética de edifícios, explicou o Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca, durante a abertura do Espaço do Fundão.
“A intenção destas lojas é criar um serviço de proximidade às pessoas que lhes dê informação e lhes ajude a entender as suas faturas de energia e as oportunidades que têm para melhoria das condições de habitabilidade. Hoje em dia são decisões simples que podem levar a reduções significativas”, disse, destacando que nestes espaços, há pessoas especializadas que ajudam a compreender “qual é a melhor solução para cada seu perfil de consumo”.
O Governo está a abrir 90 espaços desta natureza no país. A ajuda na criação de comunidade de energias renováveis é outra das oportunidades que estes espaços trazem, sublinhou o governante.
Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, realçando que é difícil para os consumidores decidirem qual a melhor opção, sublinha que é importante que aqui recorram para retirar todas as dúvidas.
Aponta que nesta área há muita falta de conhecimento, e é importante que os consumidores percebam como se podem tornar mais “eficientes” e “sustentáveis”.
Para recorrer aos serviços deste espaço os consumidores têm que se inscrever na plataforma, na Agência para a Energia, e a partir daí agendar marcação.
No concelho do Fundão há também espaços desta natureza a funcionar nas freguesias de Pero Viseu e Alcaria, fruto da candidatura das próprias Juntas de Freguesia.
A Câmara Municipal do Fundão está também a concorrer a um espaço móvel, para que possa chegar a todas as freguesias, avançou Paulo Fernandes.
Recordar que na Cova da Beira há também Espaço Energia em Belmonte