O Fab Lab Aldeias do Xisto, do Município do Fundão, demonstrou como a fabricação digital pode potenciar projetos educativos e inovadores, no Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola, que decorreu entre os dias 4 e 5 de abril de 2025, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Segundo o Município do Fundão, em nota de imprensa, os visitantes do fórum tiveram a oportunidade de “conhecer equipamentos como impressoras, scanners e ferramentas de modelação 3D, bom como explorar projetos desenvolvidos em colaboração com as escolas e instituições de ensino”, pode ler-se.
A equipa do Fab Lab Aldeias do Xisto esteve, ainda, envolvida em sessões de networking e partilha de experiências, de forma a “reforçar a sua missão de apoio à inovação, criatividade e aprendizagem prática através da tecnologia”.
O Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola, evento promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, reuniu estudantes, docentes, cientistas e diversas entidades ligadas à educação e à ciência, de forma a promover a partilha de conhecimento e boas práticas no ensino das áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).