No âmbito da 1ª edição de «mUBIweek: Engenharia Sem Fronteiras 2025», uma comitiva de engenheiros, proveniente do Brasil, está esta semana na Universidade da Beira Interior (UBI) para uma “experiência de imersão académica, profissional e cultural” na área da engenharia, avança a UBI.
O programa, que teve início na segunda-feira (31), tem o objetivo de proporcionar a engenheiros e empresários “uma experiência internacional nas áreas das engenharias, empreendedorismo e ciências afins, oferecendo uma perspetiva abrangente sobre projetos inovadores e de excelência”, pode ler-se na página oficial da universidade.
Para Célia Nunes, pró-reitora para a Cooperação Internacional, esta iniciativa passa por “ver com os próprios olhos e vivenciar o que é a UBI”, a partir de um programa “intenso” que inclui “palestras, desmonstrações práticas, workshops, visitas técnicas e um ótimo programa social”, explicou.
José Páscoa, vice-reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, também deu conta da importância deste tipo de contactos e das sementes que pode lançar para futuras colaborações. “Esperamos que a semana seja proveitosa, porque é uma oportunidade única de juntar engenheiros com muita experiência na atividade profissional. Os engenheiros vivem da inovação e a inovação só ocorre quando há interação”, referiu.
A primeira edição de «mUBIweek» termina na próxima sexta-feira, dia 4 de abril. A próxima edição, marcada para os dias 13 e 17 de outubro, já se encontra em preparação.