As Câmaras Municipais da Covilhã e do Fundão, entre outras câmaras da região, emitiram nota de pesar pela morte do Papa Francisco.
A Câmara Municipal da Covilhã, na nota enviada à Rádio Clube da Covilhã, aponta que faleceu “uma figura incontornável do nosso tempo, cuja mensagem transcendeu fronteiras religiosas e tem inspirado milhões em todo o mundo”.
“Ao longo de seu pontificado, Francisco destacou-se pelo seu humanismo, empatia e contributo para a paz e tolerância entre os Homens, afirmando-se como um exemplo de esperança, humildade, simplicidade e proximidade às pessoas. Defensor de uma justiça social e de um mundo mais justo, fraterno e inclusivo, deixa um legado que perdurará no tempo”, pode ler-se.
Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, presta, assim, a mais sentida homenagem ao Papa Francisco e apresenta condolências a toda a comunidade católica e a todos os que sentem esta perda.
O Município do Fundão também manifesta “profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco”, descreve na nota, considerando que se perdeu o “líder inspirador da Igreja Católica”.
“O Papa Francisco dedicou a sua vida à fé, à solidariedade e à paz, difundindo uma mensagem de inclusão, cooperação e amor e servindo de inspiração para milhões de pessoas. O Papa Francisco lembrou-nos que «o irmão que bate à porta é digno de amor, acolhimento e toda a bondade»” sublinha a CMF, enviando condolências à família, à Igreja Católica, à comunidade crente, ao Estado do Vaticano, ao povo argentino, aos amigos deste ilustre cidadão internacional e a “todos, todos, todos a quem sempre se dirigiu a mensagem do extraordinário Papa Francisco”, termina a nota.
A UF Covilhã e Canhoso, também em nota enviada à RCC, manifesta a sua “profunda tristeza pela morte do Papa Francisco, que ao longo dos últimos anos demonstrou todas as suas qualidades humanas, sociais e de compaixão pelas pessoas, deixando um marco incomparável na relação que a igreja católica pode e deve ter com a sociedade”.
Nos seus canais oficias na internet são várias as juntas de freguesia e instituições que lamentaram a morte do Papa.
Recordar que o Papa Francisco faleceu hoje, dia 21, aos 88 anos.