A Mutualista da Covilhã, com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), está a melhorar a eficiência energética do seu edifício-sede. O investimento, que ronda os 165 mil euros, vai permitir reduzir o consumo energético em 30%.
Segundo nota de imprensa, a obra já contemplou a substituição de quase 400 luminárias convencionais por tipologia LED e a colocação de isolamento na cobertura. Em curso está, ainda, a instalação de 70 painéis solares para autoconsumo e de uma bomba de calor para aquecimento de águas.
De acordo com a Mutualista da Covilhã, no final desta intervenção, prevista para o mês de junho, a sede da instituição vai passar da classe energética C para a B.
Nelson Silva, presidente do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã, citado em nota de imprensa, destaca que “este investimento representa um passo significativo na estratégia das Mutualista no domínio da sustentabilidade e da eficiência energética”.
O presidente do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã acrescenta que, em paralelo à redução da pegada carbónica, “a obra vai proporcionar mais conforto e comodidade para os seniores institucionalizados, assim como para trabalhadores e associados”.
Destacar que esta é a segunda intervenção ao nível da eficiência energética que a associação realiza na sede. A primeira foi em 2021 e contemplou a colocação de capoto e a substituição de caixilharia.