RCC reativa frequência 97.0fm e reforça presença no concelho da Covilhã

A Rádio Clube da Covilhã, RCC, procedeu a uma melhoria significativa da sua área de cobertura, através de intervenções técnicas na sua frequência principal, em 95.6fm, mas, principalmente, devido à reativação da sua microcobertura localizada na freguesia do Ferro, em 97.0fm, revela o Conselho de Administração da cooperativa em nota de imprensa.

A nota explica que “devido à orografia acidentada do concelho da Covilhã”, a rádio, em fm, não chegava “nas devidas condições” a algumas localidades na sua área de cobertura, sublinhando os casos do Tortosendo e das denominadas freguesias da corda do Rio Zêzere, bem como a várias zonas da própria cidade.


“Para garantir a cobertura radiofónica destes locais, a Rádio Clube da Covilhã tem atribuída, há dezenas de anos, uma segunda frequência que permite colmatar as falhas da primeira frequência. No entanto, devido a dificuldades financeiras e a danos provocados na torre de emissão, esta microcobertura encontrava-se desativada há cerca de 15 anos”, detalha a nota.

“O Conselho de Administração da RCC conseguiu, finalmente, na última semana concluir o longo processo de reativação da frequência 97.0fm”, um trabalho ao qual “se tem vindo a dedicar há bastante tempo”.

Esta reativação coloca a emissão da Rádio Covilhã “de volta às casas e carros de vários covilhanenses. Embora ainda não esteja a emitir com a potência máxima permitida, já é possível ouvir a RCC no Tortosendo, e com qualidade melhorada nas freguesias de Dominguizo, Vales do Rio, Peso, Coutada, Barco e Ourondo. Também a cobertura radiofónica da cidade da Covilhã passou a ser total, deixando de existir zonas «cinzentas» em que o sinal rádio não chegava”, vinca a direção da Rádio.

“Com este importante passo, encontra-se praticamente concluída a FASE 2 do plano estratégico delineado para a RCC em 2020, focado na recuperação de recursos materiais da rádio e condições de operacionalidade”, informa também a cooperativa, dando conta que “resta apenas a conclusão da candidatura a apoios à Comunicação Social, aprovada pela CCDR Centro e comparticipada pelo Estado, que está prevista para o próximo mês”.

Concluiu que “finda essa segunda fase, o Conselho de Administração considera fundamental uma alteração da equipa administrativa da RCC, por forma a levar a cabo os objetivos traçados para a FASE 3, focada na renovação de conteúdos. Nesse sentido, solicitará, nesse momento, a convocação de uma Assembleia Geral de cooperantes para discussão do plano estratégico e agendamento de ato eleitoral para os Órgãos Sociais da cooperativa”.

“A Rádio Clube da Covilhã, como única rádio do concelho da Covilhã legalmente registada na ERC, continuará a trabalhar diariamente em cumprimento da sua missão de interesse público, podendo agora servir com maior proximidade as populações da Covilhã e das suas freguesias”, assegura a nota.

Em última nota o “Conselho de Administração da Rádio Clube da Covilhã agradece a todos os que contribuíram para que fosse possível a reativação desta microcobertura, nomeadamente à Junta de Freguesia do Ferro, na pessoa do seu presidente Gilberto Melfe, e à Norberto & Duarte, na pessoa do seu administrador Norberto Miguel”.