A Redes Energéticas Nacionais (REN) entregou uma viatura 4×4 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, “reforçando o compromisso da empresa com a prevenção dos incêndios rurais”, avança Luís Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, em nota de imprensa.
Segundo o documento, “o veículo vai permitir acorrer a incêndios no interior das aldeias históricas do concelho e a pequenos fogos em áreas florestais”, pode ler-se.
Os Bombeiros da Covilhã pretendem, ainda, dotar a viatura de equipamentos que lhe permitam “maior capacidade de combate em espaços industriais e instalações elétricas”.
Para Joaquim Matias, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, “este donativo demonstra o empenho da REN na melhoria da capacidade dos bombeiros”. Mostra-se agradecido pela doação e assegura que o novo veículo “será uma mais valia para a operacionalidade do corpo de bombeiros”. Acrescenta, ainda, que “os Bombeiros da Covilhã tiveram em 2022 uma intervenção na subestação da REN na Freguesia do Ferro, que foi reconhecida com este gesto”.
Destacar que a REN tem vindo a investir, ao longo dos anos, na prevenção, contribuindo para o combate aos incêndios rurais. Desde 2009, já doou 95 veículos: 65 foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários e 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.