O projeto “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” é o vencedor do Prémio Jovem Investigador UBI – CGD – Artes, avança a universidade.
De acordo com a UBI, o estudo, coordenado por Ana Catarina Pereira, investigadora do LabCom – Comunicação e Artes e docente do Departamento de Artes, da Faculdade de Artes e Letras, abrangeu filmes autobiográficos contemporâneos, realizados por mulheres, em Portugal e no Brasil.
Numa primeira fase, o projeto “procurou identificar nesses filmes a partilha de vivências comuns e/ou a denúncia da perpetuação de determinadas desigualdades de género”. Na segunda etapa, pretendeu “aprofundar a discussão filosófica dos conceitos de pacto autobiográfico e de autobiografia entre esse cinema lusófono com outras artes”, explica a UBI.
Com um percurso focado em dar visibilidade a questões como a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, Ana Catarina Pereira salientou, na cerimónia de entrega do Prémio, que “não apenas no Cinema, na Comunicação ou na Arte, mas em todas as áreas, importa estudar mais mulheres”.
O Prémio Jovem Investigador UBI – CGD – Artes atribuiu ao projeto vencedor um valor monetário de 5 mil euros, suportados pela UBI com fundos ao abrigo do Contrato de Mecenato celebrado com a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
O júri, presidido por Sílvia Socorro, vice-reitora da UBI para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, contou com a colaboração de Rita Almendra (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), Paulo Almeida (Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), António Leite (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) e Paula Albuquerque (Investigadora da Gerrit Rietveld Academie).
A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 15 de abril, com a presença de Mário Raposo, reitor da UBI.