No âmbito da 2ª Edição do Programa de Capacitação Pedagógica – Docente Digital, a Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma iniciativa para melhorar o ensino e aprendizagem, através do aumento das competências pedagógicas digitais dos docentes. Mário Martins, doutorado em Sociologia, é o formador responsável.
Segundo o Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), que organiza o curso, “a capacitação dos docentes é uma ferramenta fundamental para a promoção de metodologias de ensino mais ativas, dinâmicas e centradas no estudante. Através desta capacitação, os docentes são preparados para usar ferramentas digitais de forma autónoma e eficaz, contribuindo para a melhoria das práticas de ensino e criando experiências de aprendizagem mais envolventes, com o objetivo de promover o sucesso académico dos estudantes”.
Destacar que o Programa de Capacitação Pedagógica – Docente Digital está já a decorrer e prolonga-se até junho. Está estruturado em cinco módulos: Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online; Design de Cursos de Formação Online; Criação e Utilização de Conteúdos Educativos; Dinamização da Aprendizagem Online; e Avaliação da Aprendizagem Online. Estes conteúdos distribuem-se por um total de 60 horas, distribuídas por 40 horas assíncronas e 20 horas síncronas.
De acordo com a UBI, depois de uma primeira edição que contou com 14 participantes, esta segunda arranca com um total de 20 elementos, “empenhados em transformar as suas práticas pedagógicas”.
A universidade avança, ainda, que para o próximo ano letivo se prevê a realização de mais duas edições desta iniciativa, “alargando o número de docentes da UBI abrangidos por competências pedagógicas digitais”, conclui.