O Cineclube Gardunha promove, entre os dias 28 de maio a 1 de junho, na Moagem, mais uma edição dos Encontros de Cinema do Fundão, “evento que cruza projeções de filmes, debates com a presença dos autores, apresentações de livros e concertos”.
Segundo o Cineclube Gardunha, o programa deste ano consiste nas retrospetivas de três realizadores europeus de diferentes geografias, estilos e gerações. Trata-se de Enzo Castellari (realizador italiano), Pablo García Canga (realizador espanhol) e de Pedro Ruivo (realizador português).
Os três realizadores vão estar no Fundão para dialogar com o público e com outros convidados sobre as suas obras. Fazem parte dos convidados Ronald Perrone, Santos Díaz, Júlia Betrian, Ángel Santos, André M. Garcia e Manuel Mozos.
Encontros de Cinema do Fundão vai abrir a 28 de maio, pelas 21:30, com um concerto «que tem inspiração no universo de Enzo Castellari. “Um universo onde a ação, a criatividade, a fantasia e um certo espírito punk proliferam”, explica o Cineclube Gardunha.
Em paralelismo com a obra política de Enzo Castellari, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade vai receber no dia 31 de maio, às 11:30, o lançamento do romance cinematográfico «Os Cosmólogos não vão para o Céu», de Manuel da Silva Ramos.
Vai acontecer, ainda, a antestreia do filme «Há uma Sombra», de Alejandro Pereyra, realizador e poeta radicado no Fundão. Este filme é uma “interpolação entre cinema, teatro intimista e fotografias antigas do concelho do Fundão”. Conta com a participação da atriz Patrícia Guerreiro.
A entrada para a concerto, apresentações de livros e encontro é gratuita. Já os bilhetes gerais para os filmes têm o custo de 10 euros, sendo que o bilhete por sessão custa dois euros.
O certame, organizado pelo Cineclube da Gardunha e pelo Município do Fundão, “reúne importantes criadores nacionais e internacionais, apostando na qualidade, singularidade e diversidade das propostas artísticas e cinematográficas”.
Pode consultar a programação completa AQUI.