O auditório da Santa Casa da Misericórdia e o Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Penamacor, vão receber nos dias 9 e 10 de maio, a 4ª edição das Jornadas de Religiosidade Popular – Cultos e Romarias na Raia Ibérica.
Sob o mote «Cultos e Romarias na Raia Ibérica», a iniciativa conta com a participação de investigadores dos dois lados da raia portuguesa e espanhola e de investigadores ibero-americanos e pretende “estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, bem como ibero-americanos, assim como valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território, com a finalidade de preservar a memória num ato de salvaguarda do património cultural identitário da região”, pode ler-se em nota de imprensa.
Além de várias apresentações sobre a temática em causa, o programa conta com representações dos cancioneiros populares ligados a Penamacor, a Castelo-Branco e a Santo Antão do Refúgio, na Covilhã.
“Este ano abrem-se, também, portas para uma nova linha de investigação, com a apresentação de comunicações sobre outras manifestações populares, bastante enraizados na comunidade local, com particularidades distintas presentes na memória coletiva dos povos locais”, lê-se, ainda.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas junto do Museu Municipal de Penamacor.
A 4ª edição de das Jornadas de Religiosidade Popular é uma organização do Município de Penamacor, através do Museu Municipal, em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia local.