A primeira edição da Trama, Semana da Literatura e do Design, que decorreu entre 11 e 17, foi um sucesso dada a grande adesão às múltiplas propostas que decorreram na Biblioteca Municipal e nas várias escolas do concelho
Partindo do princípio de que o objetivo era promover a leitura e a literatura, e ao mesmo tempo relacionar o livro com o design, isso foi conseguido, disse, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, Regina Gouveia.
“Efetivamente foi um êxito, sobretudo pelo impacto que teve nas escolas e nos alunos. Foram muitas centenas de alunos que estiveram envolvidos nos diferentes tipos de atividades, desde oficias a conversas e apresentações, tanto nas escolas como na Biblioteca e em outros locais”, disse.
“Estivemos a promover o livro e a leitura e proporcionámos uma visão diferente do próprio livro, destacando o design como algo que pode também transformar a própria leitura”, acrescentou a Vereadora com o Pelouro da Educação na Câmara Municipal da Covilhã.
A autarca sublinha que dada a componente educativa e didática do evento este deve ter continuidade no futuro.
A Covilhã tem dimensão em termos educativos, mas não só por essa razão, também porque temos desenvolvido um percurso muito importante na ligação da educação às artes, ao design, estimulando a criatividade e desenvolvimento de competências básicas para a aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, penso que uma semana destas, em que colocamos em destaque o livro, a leitura e lhe associamos várias artes deve ser uma aposta no concelho”, manifestou a autarca.
A primeira edição da Trama, promovida pela Câmara Municipal e integrada na Trienal Internacional de Design, decorreu entre 11 e 17 de maio. Contou com homenagens, exposições, oficinas, uma feira do livro, concursos e conversas com autores e designers de renome.
Dirigida sobretudo à comunidade escolar, também nas atividades destinadas ao público em geral teve quase sempre casa cheia.