Foram servidas cerca de 500 refeições durante a cerimónia de comemoração do “Dia Nacional” da Panela no Forno da Covilhã, promovido pela Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno, no passado sábado.
O evento decorreu no Pavilhão da ANIL ao longo do período da hora de almoço. Os participantes puderam degustar, de forma gratuita, três versões diferentes da Panela no Forno, confecionadas pelos restaurantes Bar do Núcleo do Sporting, O Pataco e Pé de Salsa.
Durante o evento foram servidas mais de 500 doses, um número que superou todas as expectativas e confirmou o entusiasmo em torno deste prato identitário, sublinha a organização.
“O sucesso da iniciativa, promovida em articulação com a Trienal de Design da Covilhã, demonstrou que há espaço para dar continuidade ao evento, com a perspetiva de, no futuro, se alargar a um fim de semana gastronómico completo”, descreve a confraria em nota de imprensa.
Paralelamente, a organização está já a trabalhar numa proposta a apresentar à Assembleia da República, com vista à institucionalização de um Dia Nacional dedicado à gastronomia da Covilhã, com especial destaque para a Panela no Forno.
A Panela no Forno é um prato tradicional que tem origem na valorização dos ingredientes mais humildes do porco, como a orelha, os pés, o toucinho e a dobrada, aos quais se juntam os saborosos enchidos típicos da região (como a morcela, farinheira e chouriço) e o toque aromático da hortelã, que lhe confere um sabor único.