O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) vai realizar, em simultâneo com os restantes Bancos Alimentares do país, a Campanha de Primavera de Recolha de Alimentos que terá lugar nos principais hipermercados da Beira Interior, no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho.
Em nota de imprensa dá conta que distribui mensalmente, “uma média de 6 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 3500 pessoas carenciadas”, mas “as necessidades ultrapassam a oferta disponível. Há muitos pedidos que ficam sem ajuda”, lamenta a instituição.
Para ampliar o alcance da sua assistência, o BACB apela à generosidade da comunidade para que contribua significativamente durante esta campanha de recolha de alimentos.
A instituição recebe diariamente pedidos de ajuda de pessoas que não conseguem suprir as necessidades alimentares, vincando que “a pobreza na Beira Interior é uma realidade em crescimento, acompanhada por uma carência alimentar alarmante, contra a qual o Banco Alimentar pretende lutar”
“Os alimentos recolhidos no âmbito das duas campanhas anuais, não chegam para colmatar as necessidades dos mais carenciados”, frisa, apelando aos contributos não só nesta campanha, mas também na “Ajuda Vale”: através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o doador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Existe também campanha online através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal. O pagamento é feito por Multibanco, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.