A banda de reggae portuguesa Mercado Negro encerra a programação do Teatro Municipal da Covilhã no mês de julho, uma vez que após este concerto cessa a sua atividade devido à realização da Feira de São Tiago.
O espetáculo está agendado para dia 5, às 21:30. “Exemplo de convivência harmoniosa entre culturas, espelho da força criativa contemporânea, os Mercado Negro trazem novos elementos, novas linguagens na música de expressão urbana, com a frescura e energia que sempre os caracterizaram”.
Promete um espetáculo “quente, festivo, enérgico e contagiante”, como são como sempre, numa “verdadeira comunhão e partilha de emoções e boas vibrações”.
Os Mercado Negro já passaram pelos principais palcos e festivais nacionais, tendo já partilhado palco com ícones do reggae internacional como Sizzla, Antony B, Alpha Blondy, os brasileiros Natiruts e Ponto de Equilíbrio. São autores de grandes êxitos como “Beija-Flor”, “Oh Lua”, “Leoa Tigresa” ou “Daquela Montanha”.
Em junho a programação conta com a estreia do novo espetáculo da companhia de dança covilhanense Kayzer Ballet: “Soul of Dust”, do bailarino e coreógrafo italiano Andrea Crescenzi, dia 5, (quinta-feira), às 21:30.
No dia 7 (sábado), às 16:00, apresenta “Mais Alto!”, um concerto comentado que convida as crianças e os mais jovens a refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais. Criado originalmente em 2019, a convite do Teatro LU.Ca, em Lisboa, o “Mais Alto!” foi crescendo até se cristalizar na sua atual formação em palco. O seu disco foi editado em abril de 2024, mesmo a tempo de celebrar os 50 anos da revolução, vem dentro de um livro onde constam as letras destas canções e as histórias de cada uma. Com textos de Isabel Minhós Martins, que é também a criadora do guião do concerto, e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, é uma extensão e um complemento do espetáculo ao vivo.
A 13 de junho (sexta-feira), às 21:30, o TMC apresenta a peça “A Nossa Última Manhã Aqui”, do autor, encenador e intérprete Manuel Tur.
No dia 18 de junho (quinta-feira), às 21:30, o TMC acolhe o bailado “Peter Pan”, pelo Conservatório de Música da Covilhã.
A 21 de junho (sábado), às 17:00, o Coro Misto da Beira Interior e o Coro Infantil da Beira Interior apresentam o espetáculo musical “We Are Queen”.
De 25 a 28 de junho, o TMC acolhe a primeira edição do Concurso Internacional de Música Júlio Cardona, promovido e organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, com direção artística de Bruno Borralhinho.