O PS e a CDU Fundão, em comunicados enviados às redações, pedem esclarecimentos ao Município do Fundão em relação à qualidade da água no concelho, após o apagão do passado dia 28 de abril.
O PS Fundão, no documento, avançou que existem “múltiplos relatos da população sobre a qualidade da água que chega às suas torneiras”.
“Água acastanhada que deixa os cabelos oleosos e provoca irritações na pele que indicam que alguma da água distribuída pela empresa concessionária – Aquafundália – possa estar imprópria para consumo”, pode ler-se.
Desta forma, o PS exige saber qual a origem ou as causas que influenciam a qualidade da água; se a situação está circunscrita a determinadas zonas ou se o problema se manifesta em toda a rede de distribuição concelhia; que medidas estão a ser tomadas; e se já foram realizadas análises à água.
“O PS Fundão pede um esclarecimento cabal a fim de tranquilizar a população e dar confiança aos consumidores que pagam uma das mais elevadas faturas de água do país”, conclui o comunicado.
Também a CDU Fundão pede esclarecimentos, sendo que “as empresas responsáveis pela distribuição nada disseram” e que as explicações da Câmara Municipal do Fundão “foram claramente insuficientes”.
“Entende a CDU Fundão que as declarações feitas até ao momento não apresentam explicações satisfatórias, exigindo-se a todos os responsáveis o cabal esclarecimento das causas, das diligências realizadas e dos seus resultados. É igualmente importante que, para a confiança das populações, se tornem públicas as medidas a tomar para que situações como estas não voltem a acontecer”, pode ler-se no comunicado.