“III Covilhã Desportiva”: Celebração do desporto de regresso entre 20 e 25 de maio

A terceira edição da iniciativa “Covilhã Desportiva” acontece entre 20 e 25 maio com organização da Câmara Municipal da Covilhã e a colaboração do movimento associativo do concelho.

Este ano com polo principal no Jardim das Artes, o evento envolve cerca de 40 associações e demonstrações, torneios e experimentação de mais de 40 modalidades diferentes, foi hoje anunciado durante a conferência de imprensa de apresentação.


José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro de desporto, recorda que a Covilhã Desportiva surgiu para dar a conhecer as diferentes modalidades que existem no concelho e mantém esse espírito.

Nesta edição há 6 dias de evento. O primeiro dia é dedicado à ética no desporto, na sequência de um compromisso assumido com o Programa Nacional de Ética no Desporto que no ano passado premiou o evento, sublinhou autarca.

“Assumimos um compromisso de continuar a manter esta temática viva e decidimos manter um dia inteiro dedicado à ética, à transmissão dos valores e do fair-play”, disse,

Revela que neste âmbito terão lugar, nas escolas, ações de sensibilização, seguindo-se um colóquio sobre o tema e a partir das 18:30 a cerimónia de lançamento do Cartão Branco Municipal.

Nessa cerimónia será assinado o memorando com o IPDJ que permitirá ao Município atribuir o cartão branco.

Esclarece que haverá uma comissão técnica que irá avaliar as situações passiveis de o receber, sendo que qualquer pessoa, clube ou atleta pode candidatar uma situação que promova os valores do desporto, mediante formulário próprio, que depois será analisada pela comissão, detalhou.  

Uma forma de se mostrar que “podemos competir sem agredir”, disse.

Nos dias seguintes as atividades da Covilhã Desportiva centram-se nas escolas, com demonstrações de quase 30 modalidades diferentes.

Uma ação que se repete em relação às anteriores edições da iniciativa uma vez que “é nestas idades que se deve introduzir o hábito da prática desportiva”, reforçou também José Miguel Oliveira.

“Temos tido muito bom feedback por parte dos clubes que cada vez mais, e em maior número, se associam a estas demonstrações porque acabam por ter mais atletas nas suas fileiras e isso é que é importante, é esse o objetivo destas demonstrações”, vincou.

Entre sexta-feira e domingo as demonstrações e experimentação das modalidades, centram-se no Jardim das Artes, Jardim do Lago e Pavilhão do INATEL e outros locais circundantes.

Na abertura, sexta-feira, dia 23, destaque para o walking football, com a realização da Covilhã Cup, no Complexo Desportivo da Covilhã

Destaque também para a caminhada/corrida, cerca das 20:30, seguida de DJ Party no Jardim das Artes.

No sábado a destacar a primeira edição do Covilhã City Bike Tour, entre as 10:00 e as 19:00 na Escola Pêro da Covilhã com o objetivo de “colocar o maior número de pessoas a pedalar”. Durante o evento haverá sorteio de bicicletas.

No dia 24, durante a tarde, no Jardim das Artes, para além das demonstrações desportivas tem lugar a iniciativa “à Conversa com” com o tema genérico “Desporto na Covilhã: passado, presente e futuro – desafios e oportunidades”, em que se abordarão quatro temas: Desporto e História; Desporto Adaptado; Basquetebol e Desportos de Raquete.

Nesse dia será também apresentado o livro de Fernando Parente “Gestão do desporto nas Instituições de Ensino Superior”.

Ao longo dos três dias haverá, também, torneio de várias modalidades que permitirão a experimentação por parte da comunidade.

O último dia põe em destaque a Rota dos Leiteiros (Cortes do Meio – Jardim das Artes), com uma caminhada a começar às 08:00 ou um trail no mesmo percurso com início às 09:30.

Nesse dia o desporto sobre rodas tem destaque com passeios de cicloturismo, passeio moto solidário, passeio de motorizadas clássicas e patinagem em linha.

A sessão de encerramento está marcada para as 14:30.

Um fim de semana para mostrar que no concelho há “boa competição e bom desporto”, num evento “repleto de boas energias e boas emoções”, concluiu José Miguel Oliveira.

Ao longo dos três dias haverá exposição de diversos clubes, no Jardim das Artes. Na sexta-feira entre as 18:00 e as 23:30; no sábado entre as 10:00 e as 23:30 e no domingo entre as 10:00 e as 16:00.