Observatório do Fluxo de Alunos Migrantes na Beira Interior: Projeto RUMO já foi apresentado

O projeto RUMO foi apresentado esta sexta-feira, dia 23, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Esta apresentação ficou a cargo do Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior (CFAEBI) em parceria com agrupamentos e escolas da região, no âmbito do Observatório do Fluxo de Alunos Migrantes na Beira Interior.

Este projeto consiste na recolha, análise e cruzamento de dados sobre alunos migrantes e tem como objetivo das visibilidade e voz ao percurso dos mesmos.


O Diretor do CFAEBI e coordenador desta proposta, Renato Alves, frisou que são as escolas que devem alimentar o site e salientou que a plataforma (livre e gratuita) foi validada pelo conselho de diretores.

“Foi ao conselho de diretores e validado por eles, logo aí existiram dicas de pormenores que temos de melhorar, num processo que já tem alguns meses e segue por este caminho.”

Neste momento existem 1361 alunos migrantes na beira interior, cerca de 14 por cento, mais ou menos igual à média nacional, que em termos absolutos representa 140 mil estudantes estrangeiros.