Penamacor homenageia Armando Martins no dia do concelho

O empresário e colecionador de arte Armando Martins, natural de Penamacor, vai ser distinguido com a medalha de Mérito Municipal no dia do Concelho de Penamacor.

Armando Martins possui uma das melhores coleções de arte contemporânea do país, que juntou ao longo de 50 anos, com mais de 600 obras, que expõe no museu que fundou em Lisboa.


Armando Martins nasceu em 1949, no concelho de Penamacor, aos 14 anos foi estudar para Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, em 1973, ano em que inicia a sua atividade profissional.

No final da década de 70 emigrou para o Brasil, regressando a Lisboa em meados dos anos 80. Enceta desde então um percurso de sucesso no sector da promoção imobiliária, com a criação de várias empresas.

Nos anos 90, constitui o Grupo Fibeira SGPS,S.A., com atividades na promoção imobiliária, hotelaria e serviços, do qual é hoje o Presidente honorário.

É também proprietário do Palácio do Correio-Mor, em Loures, e do Palácio Condes da Ribeira Grande, na Junqueira, Lisboa, onde instalou o Museu de Arte Contemporânea Armando Martins para mostrar a sua coleção particular.

No concelho de Penamacor é proprietário da Estalagem Vila Rica.

“Obviamente que nos honra muito reconhecer o papel de Armando Martins pelo trabalho meritório na promoção da arte contemporânea, que resulta no aumento do prestígio do concelho”, disse o presidente da Camara municipal de Penamacor.

Na cerimónia evocativa do dia do concelho serão, também, homenageados seis funcionários do município que este ano atingiram 20 anos de serviço.

O dia do concelho de Penamacor celebra-se a 1 de junho, este ano será celebrado a 31 de maio, uma vez que dia 1 tem lugar a romaria de Nossa Senhora da Quebrada, na freguesia de Benquerença.