O Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, juntamente com o Grupo do Programa de Saúde Prioritário para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da ULS da Cova da Beira, promoveram uma campanha de avaliação do risco cardiovascular, entre os dias 5 e 19 de maio, no âmbito do programa “Coração Saudável”.
Foram realizados vários rastreios em várias unidades da ULS Cova da Beira e, segundo nota de imprensa, o principal objetivo foi promover a saúde cardiovascular e detetar fatores de risco.
No dia 19 de maio, no Pavilhão INATEL, na Covilhã, decorreu uma sessão de sensibilização, onde os rastreios realizados evidenciaram níveis consideráveis de sedentarismo e hipertensão, tanto em colaboradores da instituição, como na comunidade em geral, pode ler-se na nota.
Foram rastreados 329 colaboradores, entre idades compreendidas entre os 21 e os 71 anos e quanto à comunidade a ação abrangeu pessoas entre os 25 e 80 anos, sendo que mais de metade eram do sexo masculino (53,8 por cento).
A iniciativa contou ainda com a presença e colaboração das alunas do quarto ano da Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde da Guarda.