Teatro Clube de Alpedrinha acolhe nova criação da ASTA

O Teatro Clube de Alpedrinha recebe a estreia de SEDE, o mais recente espetáculo da companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, com criação e direção de Patrick Murys, artista francês com um percurso marcado pela linguagem visual e pelo teatro de objetos. A peça sobe ao palco hoje, às 21:30, com nova apresentação amanhã, às 17:30.

Inspirado na obra Aldeia: Terra, Gente e Bichos, de Aquilino Ribeiro, SEDE é uma performance sensorial e poética que convida o público a mergulhar num território simbólico e árido, onde duas mulheres procuram a água – metáfora da busca interior, da sobrevivência e da identidade. É um espetáculo semeado de imagens fortes, objetos com memória, e corpos em movimento, que cruzam o onírico com o rural, o físico com o alegórico.


Esta criação surge no âmbito das comemorações dos 140 anos do nascimento de Aquilino Ribeiro (1885-2025), um dos grandes nomes da literatura portuguesa, cuja escrita profundamente enraizada na Beira Alta continua a inspirar novos olhares sobre o país profundo e a condição humana. O espetáculo foi desenvolvido em residência artística na Covilhã, Castelo Novo e Alpedrinha, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

Depois da estreia em Alpedrinha, o espetáculo já tem já apresentações agendadas para os próximos meses no Fundão, Covilhã, Évora e Serpa.