O Fundão vai ter uma Academia de Cuidadores, anunciou o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, durante o seu discurso no Dia do Concelho, celebrado na última segunda feira, dia 9.
A Academia surge para dar resposta a cerca de “300 necessidades extra de cuidadores que se preveem nos próximos 2 a 3 anos”, face aos investimentos que se estão a fazer no terceiro setor no concelho, explicou o autarca.
“Um projeto que tem por objetivo formar e requalificar profissionais de forma rápida, intensa e com estágio em contexto real”, disse.
Realça que tal significa “criar emprego para os fundanenses, mas também fomentar a diplomacia demográfica que permita captar e formar migrantes”.
Paulo Fernandes sublinhou que no concelho do Fundão, no terceiro setor, têm em mais cerca de 40 milhões de euros em investimentos, sendo que cerca de metade são da Misericórdia do Fundão.
“Um valor único na história do nosso concelho. Nunca atingimos em simultâneo um valor desta envergadura”, sublinhou o autarca.
O Dia do Concelho ficou também marcado pela habitação, com a inauguração da requalificação das antigas Casas do Grémio, convertidas em 25 respostas para a Bolsa Nacional de Habitação urgente.
Nas várias valências da política de habitação Paulo Fernandes recordou que há cerca de 60 milhões de euros de projetos em obra e em concurso, ou que entrarão em concurso nos próximos dias.
“O maior esforço de todo o interior do país, nas diferentes tipologias, com destaque para as direcionadas para os jovens e para a classe média”, disse.
A celebrar o último dia do concelho como presidente da Câmara, Paulo Fernandes passou em revista os múltiplos projetos desenvolvidos ao longo dos anos, que transformaram o Fundão e criaram empregos.
Para além dos investimentos públicos realçou a captação de investimento privado, como uma das prioridades, aconselhando que assim deve continuar no futuro.
“Ao longo destes anos conseguimos captar cerca de 500 milhões de euros de investimento privado, com mais de 250 projetos apoiados. 71 desses tiveram declaração de interesse municipal, sendo que 80% foram de investidores locais e os restantes nacionais e internacionais. A estes correspondem cerca de 3.000 postos de trabalho criados, muitos deles muitíssimo qualificados, como hoje também quisemos referenciar com a homenagem à Readiness IT que aqui nasceu e cresceu para o mundo”, sublinhou.
Nesta área Paulo Fernandes aponta que a autarquia está a acompanhar investimentos privados que podem atingir os 3 mil milhões de euros, que vão desde a agroindústria, até aos dados e metalomecânica, vincando que esta “é a agenda de maior importância” para o futuro.
Na sua intervenção, e estando presentes na sessão solene o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo, e a reitora eleita, Ana Paula Duarte, vereadora no município, Paulo Fernandes relembrou a ambição antiga de ter no fundão um polo da UBI.
“Quando é que a UBI irá ter as primeiras valências descentradas na cidade do Fundão?”, questionou.
Na sessão a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão foi entregue à Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão, ao Clube Académico do Fundão e ao Grupo Desportivo e Cultural de Silvares.
A Medalha de Mérito Municipal foi entregue a António dos Santos Pereira, Família Trigueiros, Irmãs Gravito (Iria de Jesus Batista Gravito Garcia, Maria Ascensão David Gravito, Maria de Lurdes Batista Gravito, Maria Isabel Batista Gravito Figueira, Patrocínia Batista Gravito Simão), João Manuel da Cruz Taborda, José Manuel Correia Matos (a título póstumo), José Miguel Newton Rodrigues de Sousa, Luís António Reis dos Santos, Quinta do Pomar, Raquel Maria da Rosa Vilaça, Readiness IT, Rui Fernandes Nunes e Tiago Ricardo Mateus da Silva.
A Medalha de Bons Serviços foi entregue aos funcionários Ana Isabel Aranda e Cunha, Ana Luzia Oliveira Torres Quelhas, João José Esteves Henriques, José dos Santos Morgadinho, Maria Celeste Duarte Salvado Matos, Raquel Sofia Teodoro Nogueira e Rui Manuel Nunes de Brito e aos Bombeiros Voluntários Jorge Miguel Nabais Pereira e Luís dos Santos Vaz.