O Campeonato Europeu Universitário de Andebol “é um evento competitivo, mas também uma troca cultural e académica”, frisou João Nunes, presidente da AAUBI, na Cerimónia de Abertura que decorreu ontem, ao final da tarde na Covilhã.
A competição “aproxima os atletas estudantes de toda a Europa”, acrescentou o responsável.
João Nunes sublinhou também que a AAUBI está “pronta para competir, para conectar e para entregar”.
Ricardo Nora, presidente da FADU – Federação Académica de Desporto Universitário, afirma que “este campeonato vai ser um dos campeonatos da EUSA – European University Sports Association mais memoráveis deste ano”.
O presidente da FADU relembra que faz 25 anos desde que a Covilhã e a UBI receberam o Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2000 e que desde a fundação da FADU, Portugal já recebeu mais de 14 eventos internacionais de desporto universitário.
Ricardo Nora terminou a sua intervenção ao destacar o empenho da organização e a experiência que os estudantes ganham neste tipo de atividades.
O vice-presidente da EUSA, Haris Pavletic, referiu que é importante para a EUSA ter um bom organizador e que a “FADU é a uma das melhores”. Haris Pavletic acrescentou que a EUSA “gosta sempre de vir a Portugal”.
O Secretario de Estado do Desporto, Pedro Dias, presente na cerimónia, afirmou que a organização do evento é “um orgulho para Portugal” e destaca a força de liderança da FADU, da UBI e da Covilhã na disputa das Universidades Europeias.
Pedro Dias destacou, na sua intervenção, o “investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, feito pela UBI, para renovar e remodelar as infraestruturas desportivas”. “Este evento vai beneficiar a comunidade académica, mas também a Covilhã e Portugal”.
O Secretário de Estado sublinhou ainda que o evento “vai promover igualdade, inclusão, responsabilidade social e a sustentabilidade”.
Neste primeiro dia teve também lugar um desfile das delegações participantes, entre o Jardim Público da Covilhã e o Largo do CIEC (Centro de Inovação Empresarial da Covilhã), onde teve lugar o momento oficial da cerimónia.
Durante a cerimónia decorreram dois momentos culturais e a mesma terminou com a atuação de um DJ.
O evento reune 24 equipas, 12 masculinas e 12 femininas, de nove países: Alemanha, Portugal, Espanha, França, Hungria, Turquia, Noruega, Croácia e Roménia e terá lugar nos Pavilhões da Universidade da Beira Interior (UBI) e no Pavilhão Municipal INATEL
Pode consultar o calendário de todos os jogos aqui.