Alexandre Silva é o candidato do Movimento Independente “Pelas Pessoas” à presidência da Junta de Freguesia do Paul nas próximas eleições autárquicas.
“A minha candidatura pretende reforçar o sentido de comunidade, criar oportunidades para fixar pessoas, sobretudo jovens, modernizar a nossa vila e apostar na transparência e participação cívica, com orçamentos participativos e fóruns de debate”, sublinha o candidato.
Segundo nota de imprensa, a candidatura de Alexandre Silva, “não se apresenta como uma rutura com o trabalho dos anteriores executivos, reconhecendo o mérito do que já foi feito, mas propõe novas ideias e soluções em estreita articulação com o município, as associações e ONGs locais”.
“Queremos ouvir boas ideias, venham de onde vierem, independentemente da filiação partidária ou movimento cívico”, afirma.
No programa, ao nível das finanças, o candidato pretende criar um gabinete de apoio à captação de financiamento para cidadãos, associações e entidades locais na elaboração e submissão de candidaturas a fundos nacionais e europeus para projetos no Paul. Também foca a necessidade de definir estratégias para atrair investimento externo para projetos que possam ser implementados no Paul. Na área da comunidade, o candidato defende a criação de fóruns mensais de debate com a população, a integração dos migrantes, o combate ao isolamento dos idosos com um gabinete de apoio social, o mapeamento de prédios devolutos e a requalificação do património essencial da freguesia, como escolas, o cemitério, os Santuários, nichos, capelas, Igrejas, e o posto territorial da GNR, em articulação com programas municipais de remodelação de habitações no concelho da Covilhã. No setor cultural, Alexandre Silva quer “dar uma nova vida ao anfiteatro”, com ciclos de cinema e outros eventos, e promover formações de baixo custo em áreas de interesse local, como a agricultura biológica ou o cooperativismo. No campo da mobilidade, propõe estudar parcerias com o programa MobiFlex da CIMBSE e continuar a melhorar os arrumamentos. A nível económico, aposta na dinamização do comércio local, no reforço da visibilidade das feiras semanais, no apoio à agricultura e no estudo da reabertura de um lagar, bem como na recuperação de olivais e pomares abandonados. No que respeita ao ambiente, o candidato defende ações conjuntas com bombeiros e GNR para a limpeza de terrenos, a aquisição de um bio triturador comunitário, a recuperação das infraestruturas na Ribeira do Caia (açudes e levadas) com vista a projetos de energia renovável, a criação de uma Comunidade de Energia Renovável no Paul e a melhoria da gestão de resíduos, incluindo a possibilidade de compostagem de restos orgânicos.