Câmara da Covilhã aprova mais 2,4 milhões para apoiar juntas, instituições e transporte escolar

Na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã desta sexta-feira, dia 18, a autarquia assumiu compromissos financeiros superiores a 2,4 milhões de euros para apoios a obras a realizar por juntas de freguesia, apoio a instituições, coletividades e transportes escolares.

De entre as obras nas freguesias destaca-se um Parque de Lazer no Peso, obras no Salão da Junta de Freguesia de Peraboa, sanitários públicos no Ferro e intervenções Rua das Palmeiras no Teixoso, entre outras.


São apoios “para das as melhores condições possíveis às nossas freguesias, associações e entidades, de modo a que eles nos ajudem a cumprir as nossas e as missões deles, são aquelas a que nos propusemos”, disse o autarca. “Em termos de protocolos estamos a falar de mais de 700 mil euros e se lhe somarmos os transportes escolares estamos a falar de 2 milhões 424 mil euros”, detalhou.

Relacionados com a educação foram também estabelecidos diversos protocolos que englobam desde alimentação a transporte de alunos.

“Os procedimentos necessários para assegurar um ano letivo tranquilo, para que as crianças e jovens tenham as melhores condições de estudo e aprendizagem possíveis”, disse Vítor Pereira.

O plano de transportes escolares para o ano letivo 25/26, no valor de 1 milhão 656 mil euros, foi também aprovado.

Prevê-se que sejam transportados 2.387 alunos, “o que obriga a um plano complexo, que contempla inúmeros percursos e rotas”, disse o Presidente, realçando que para além dos normais é necessária a existência de 42 percursos especiais de transporte.

A verba engloba cerca de 240 mil euros para apoio a atividades de inúmeras associações do concelho.