Campeonato Europeu Universitário de Andebol joga-se na Covilhã entre os dias 22 e 28

De 22 a 28 de julho a Covilhã recebe o Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2025, um evento organizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior, em conjunto com a Universidade da Beira Interior, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

O evento vai reunir 24 equipas, 12 masculinas e 12 femininas, de nove países: Alemanha, Portugal, Espanha, França, Hungria, Turquia, Noruega, Croácia e Roménia, e será terá lugar nos Pavilhões da Universidade da Beira Interior (UBI) e no Pavilhão Municipal INATEL.


Ao todo, espera-se a presença de cerca de 600 participantes, entre atletas, treinadores, dirigentes e voluntários.

Segundo frisa a organização, em nota de imprensa, para acolher o evento com todas as condições, os pavilhões da UBI foram alvo de obras de melhoria, “que deixarão um legado importante à comunidade académica e desportiva da cidade”.

“Este campeonato destaca-se pelo seu forte compromisso com os valores da igualdade, responsabilidade social e sustentabilidade”, sublinha a organização, destacando, de entre as iniciativas promovidas, a realização de um torneio de andebol em cadeira de rodas, uma ação de reflorestação com mais de 5.000 árvores plantadas, e medidas de redução de impacto ambiental durante o evento.

“A realização deste campeonato afirma a Universidade da Beira Interior e a cidade da Covilhã como referências no panorama do desporto universitário europeu, e mostra como é possível organizar grandes eventos com visão e envolvimento da comunidade”, concluiu a nota.