Ana Paula Duarte, Reitora da UBI, durante o seu discurso de tomada de posse, estabelece um conjunto de prioridades e desafios que norteiam o plano de ação para os próximos anos.
“Um plano assente em três pilares (ensino, investigação e inovação e o compromisso com a comunidade). Em sete eixos de suporte (as pessoas, a responsabilidade social, o desporto, a saúde e o bem-estar, a comunicação e a cultura, o modelo organizacional, as instalações e o património e recursos financeiros) e sete dimensões de atuação transversais (a liderança participada, a internacionalização, a sustentabilidade, a qualidade, a transparência, a transformação digital e a inclusão, diversidade e a igualdade de oportunidades”.
Neste sentido, Ana Paula Duarte, sublinha que planeia a construção “de uma nova residência universitária, de um novo edifício central na inovação e empreendedorismo e de novos espaços de trabalho e estudo nas diversas faculdades”.
A Professora Catedrática aproveitou o seu discurso para reiterar os compromissos que assumiu no passado dia 6 de junho, data em que foi eleita.
“Afirmar a UBI na excelência da sua missão no ensino, investigação e inovação e compromisso com a comunidade. Afirmar a UBI como uma universidade mais transparente, humana, inclusiva, participativa, envolvida com a comunidade do território que a acolhe e consciente do seu potencial. Afirmar a UBI como uma universidade onde todas as pessoas da sua comunidade académica tenham a oportunidade de crescer profissional e pessoalmente. Afirmar a UBI como uma universidade onde todas as pessoas se sintam UBI”.
A reitora planeia também “aumentar o número de estudantes”; “promover a estabilidade do corpo docente”; “alargar o quadro de investigadores”; colaborar com todos os autores do território; dar “atenção ao apoio social”; criar “uma universidade que respira e promove um campus saudável” e reforçar a “construção e renovação assente na eficiência energética, na sustentabilidade e numa melhor integração com o meio ambiente”.
A primeira reitora eleita na UBI revela que espera “que este passo ajude a reforçar a UBI como promotora da igualdade de género”.
“Pela primeira vez, a nossa Universidade terá uma mulher como reitora. Não me vejo como exemplo, mas gosto de pensar que algures uma rapariga olha para a UBI e pense que este é um espaço onde as mulheres podem aspirar a todos os lugares de liderança que pretendam conquistar, aqui e em qualquer lugar. Espero que este passo ajude a reforçar a UBI como promotora da igualdade de género.”
O Reitor cessante, Mário Raposo, aproveitou o seu último discurso enquanto reitor da UBI para realçar que acredita que a nova reitora fará o melhor para “continuar o desenvolvimento” que a UBI tem vindo a registar.
“Desejo os maiores êxitos na condução dos destinos da nossa universidade. A UBI necessita de uma líder com clarividência para continuar o desenvolvimento que vimos registando ao longo dos tempos e acredito que fará o melhor por isso”.
Mário Raposo afirmou também que se retira do cargo com um sentimento de “dever cumprido”, mas que tem consciência que “nem tudo foi perfeito e que muita coisa está por realizar”.
O Presidente do Conselho Geral, João Casteleiro Alves, destaca que a história de vida, o percurso académico e a “ligação antiga e profunda” à universidade de Ana Paula Duarte fazem da mesma “a pessoa certa no momento certo”.
O Presidente da Associação Académica da UBI, João Nunes, sublinha que “é fundamental que esta nova etapa comece com objetivos claros e partilhados”. “Que a universidade continue a crescer, mas que esse crescimento seja acompanhado de coesão, inclusão e excelência”, acrescenta.
Na cerimónia tomaram ainda posse os vice-reitores: Amélia Augusto, Bruno Ferreira Costa, João Leitão, Helena Alves, Pedro Inácio, Sílvio Mariano e Sílvia Socorro. Henrique Neiva assume o cargo de Pró-Reitor.
A Cerimónia de Tomada de Posse da nova Reitora da Universidade da Beira Interior decorreu ontem, dia 30, no Grande Auditório da Faculdade de Ciência da Saúde da UBI.