O Festival de Música Antiga regressa a Castelo Novo entre 25 e 27 de julho.
O festival tem início no dia 25, às 22:00, na Igreja Matriz de Castelo Novo, com a atuação “Ecos de Amor e Lamentos”, um duo de vozes do passado com a fundanense Maria Mendes (voz) e Mariana Santos (alaúde, teorba e guitarra barroca), com obras de John Dowland, Claudio Monteverdi, Tarquinio Merula, Barbara Strozzi e Sigismondo d’India.
O dia 26 tem início às 11:00, na Capela da Misericórdia Pedro Rafael Costa e Nuno Oliveira, com as Conversas Informais e com o recital de pianoforte “Os Instrumentos de tecla e a música na transição do Século XVIII para o Século XIX”, de Nuno Oliveira, com obras de Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.
Segue-se, às 11:00, na Igreja Matriz de Castelo Novo, o “Concerto Final Early Summer Camp” com coordenação de Helena Raposo e Ana Figueiras.
O dia termina às 22:00, na Igreja Matriz de Castelo Novo, com o “Ensemble Música Aeterna de Lisboa”, com direção de Pedro Rafael Costa e o “Concerto a l’improviso” com árias barrocas e canções de Portugal, Polónia, Itália, Espanha, Bulgária.
No dia 27, último dia do festival, o dia começa às 10:00 com as “Conversas ao Pequeno-Almoço”, na Galeria de Arte Manuela Justino, com a soprano Patrycja Gabrel.
Para terminar o festival, às 15:30, decorre, na Igreja Matriz de Castelo Novo, o momento “Música e Palavra na Lusofonia: Uma Ode a Camões”, com a atuação “AnumAntiqua” de André Gago (ator – recitante), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Patrycja Gabrel (soprano), Daniel Oliveira (cravo) e Duncan Fox (violone).
Assim como nos anos anteriores, as atividades do festival, começam com o Early Music Summer Camp, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, que decorre na semana que antecede o Festival. No Campo de Verão, os participantes irão trabalhar num projeto de música antiga e ao mesmo tempo estarão envolvidos em atividades de lazer.
O Festival de Música Antiga é uma organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia de Castelo Novo, da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo, da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e da Fábrica da Igreja Paroquial de Castelo Novo.