Marco Rodrigues (3), Sara Correia (4), Matilde Cid (5), Tânia Oleiro (5) e Hélder Moutinho (6) são alguns dos nomes da edição 2025 do Festival Amália Rodrigues que decorre no Fundão, entre 3 e 6 de julho.
A organização é da Associação Fado Cale e do Município do Fundão. Esta segunda edição do festival tem parte do programa integrado na IV Feria de Inovação Agrícola do Fundão que decorre na mesma altura.
A iniciativa pretende homenagear Amália Rodrigues, “numa celebração do Fado e dos 104 anos de Solenidade do Assento de Batismo de Amália Rodrigues, que ocorreu no dia 6 de julho de 1921, na Igreja Matriz do Fundão”.
O programa arranca dia 3, quinta-feira, às 22:30, na Praça Amália Rodrigues, com a atuação de Marco Rodrigues. No dia 4 de julho, sexta-feira, às 22:30, na Praça Amália Rodrigues, irá subir ao palco a fadista Sara Correia.
No dia 5 de julho, sábado, às 22:00, entra em palco a fadista Matilde Cid. No mesmo dia, às 23:00, é a vez de Tânia Oleiro subir a palco. Ainda no dia 5 de julho, na Associação Fado Cale, irão ter lugar dois momentos pedagógicos, com a apresentação dos Novos Talentos ESART, às 15:30, e dos Alunos da Associação Fado Cale, às 16:30.
No dia 6 de julho, domingo, às 18:45, no Largo da Capela do Calvário, em celebração da homenagem ao Centenário do Nascimento de Carlos Paredes, decorre a atuação do Grupo de Fados de Coimbra – Coimbra em Serenata.
No mesmo dia, às 21:00, terá lugar a 11ª edição do Concurso de Fados Amália Rodrigues.
Para além dos três primeiros prémios, será entregue uma Menção Honrosa denominada “Mário Silva”, de forma a homenagear o fadista fundanense.
Às 23:00 do dia 6 de julho, será Hélder Moutinho a subir ao palco, na Capela do Calvário.
Pode consultar o programa completo nas redes sociais da Associação Fado Cale