Foram aprovados por unanimidade, na reunião pública da Câmara Municipal de Penamacor, de sexta-feira, dia 18, os trâmites iniciais para implementação de um Projeto de Regulamento Municipal de Concessão de Apoio, destinado à comparticipação das despesas de sanidade animal obrigatória de bovinos, ovinos, caprinos e colmeias.
Segundo António Beites, presidente da Câmara Municipal, é uma forma de “estimular o ramo da agropecuária e da apicultura” naquele território.
Realça que o objetivo é comparticipar a sanidade animal, nomeadamente o plano de vacinação obrigatório para ovinos, caprinos e bovinos e no caso das colmeias o tratamento da Varroa.
António Beites sublinha que a proposta de regulamento irá ainda para discussão pública e que todas as questões serão debatidas.
Também sublinha que em breve será aberto concurso para instalação de uma balança de pesagem de carros animais, e não só, que será instalada na Zona Industrial o que significa “mais um apoio ao setor”.
O autarca dá conta que o número de agricultores tem crescido no concelho nos últimos anos, em especial o número de jovens agricultores.
Foto: CM Penamacor