“Verão no Centro Histórico” enriquece mês de agosto na Covilhã com património e música

Entre 1 e 29 de agosto a Câmara Municipal da Covilhã volta a organizar a iniciativa “Verão no Centro Histórico”.

Visitas encenadas no centro histórico da cidade e concertos de músicos emergentes no panorama nacional e internacional marcam a 8.ª edição do certame que acontece sempre à sexta-feira, a partir das 21:30.


Uma iniciativa “especial” para a Covilhã e para os covilhanenses, afirmou Regina Gouveia, hoje ao final da amanhã, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

“Ancorado numa área importante da cidade, em termos de história e de património”, a iniciativa tem como objetivo “ampliar o conhecimento sobre a história desta zona”, disse a autarca.

“Ampliando esse conhecimento podemos fazer com que os covilhanenses em primeiro lugar, mas também os visitantes, valorizem esse património. Não se valoriza o que não se conhece e por isso queremos contribuir para que cada vez mais covilhanenses conheçam este património”, frisou a autarca.

A vereradora sublinha a dimensão social da iniciativa, que consegue incluir vários segmentos da sociedade, desde crianças a seniores, apontando o “êxito surpreendente” que granjeou ao longo dos 8 anos.

“Quer dizer que temos conseguido comunicar a história e o património local de uma forma muito inclusiva.  É assim que nos propomos organizar a oitava edição em que iremos envolver ainda mais as entidades locais e mais entidades”, sublinhou.

Para conseguir este objetivo este ano o evento chegará a locais que ainda não visitou, explicou também a Chefe de Divisão de Cultura no município, Patrícia Pinto.

“já estivemos nas escadinhas no Castelo, mas não no Pátio dos Escuteiros, logo será uma temática diferente. No caso do Oriental S. Martinho, nunca tínhamos descido tanto esta zona da cidade e é uma rua interessante com histórias e personagens históricas que podem ser trabalhadas. Na última noite vamos ao largo junto à casa onde viveu o Professor António Lopes e onde haverá um concerto intimista”, anunciou.

A vertente didática das visitas encenadas alia-se a outra mais lúdica, reforçou João Rocha, responsável pela programação musical do evento.

Assim, dia 1, logo depois da visita que começa às 21:30, tem lugar o concerto de José Pinhal Post-Mortem Experience, no Calvário.

Dia 8 o regresso de Homem em Catarse à Covilhã, com o concerto a ter lugar no Pátio dos Escuteiros.

Dia 15 de agosto apresenta-se o jovem “Velhote do Carmo”, no largo junto ao CCD Oriental de S. Martinho.

Dia 22 sobe ao palco o brasileiro Luca Argel, atrás da Câmara e no último dia Robin Tolle dá um concerto intimista Rua Batista Leitão, junto à Galeria António Lopes.