“O maior e melhor certame da Beira Interior”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, se referiu à Feira de São Tiago, no momento de a declarar oficialmente aberta, ontem, cerca das 19:30. Ao final da noite, com uma enchente recorde no recinto para assistir ao concerto dos Calema, a declaração ganhou nova força.
Em declarações em direto à Rádio Clube da Covilhã, e mais tarde também na sua intervenção durante a inauguração, o autarca frisou que, sendo esta a última feira que abre enquanto presidente de Câmara, o faz “com a sensação de dever cumprido”, assinalando o crescimento notório do certame nos últimos anos.
“É um verdadeiro orgulho poder continuar a escrever esta história. No ano passado atingimos números recordes e este ano voltámos a superar todas as expectativas. Fizemos a nossa parte, aumentámos o investimento e chegámos a um orçamento próximo dos 450 mil euros, para conseguir fazer a melhor feira de sempre e, apesar deste ser o primeiro dia, já consigo dizer, sem exagero, que o objetivo está cumprido”, disse.
Sublinha os espaços melhorados, nova zona de restauração, um terceiro palco para mais animação, mais bandas e mais artistas da região.
Com um número recorde de 230 expositores, desde restauração a entidades oficias, divertimentos, roupas e outros bens, empresas, associações, maquinaria, sem esquecer as farturas. “Uma adesão fantástica”, disse o autarca, salientando que a parceria dos últimos anos com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor “tem dado bons frutos”.
O autarca concluiu que a Feira “tem tudo para continuar a fazer história na região”. “Não é mais uma feira, e “a Feira”, disse.
“É mais do que uma feira de venda de produtos, que também o é, é mais do que um festival de música, que também o é, e com um cartaz de fazer inveja aos melhores festivais que se realizam por todo o país. Também é mais do que uma feira comercial ou um evento gastronómico. É a soma de tudo isto”, disse Vítor Pereira.
Neste segundo dia o cabeça de cartaz é Richie Campbell que sobe ao placo principal, cerca das 22:30.
No palco restauração hoje atua “one band duo” às 20:00. Já no palco secundário, às 21:30, atuam os “smoodies”.
No certame vão atuar, no palco principal, amanhã, dia 13, FF e Banda da Covilhã; Fernando Daniel (18) Matias Damásio, (19) Budda Power Blues e Virgul (20), Némanus (25), Vozes do Oriental com Banda Filarmónica do Paul e Dama (26) e José Cid (27)
O bilhete diário varia entre os 3 e os 5 euros em dias de espetáculos no palco principal.
A organização, a cargo da Autarquia em parceria com AECBP, espera bater o recorde de 120 mil visitantes do ano passado.
Diariamente haverá concertos no palco da restauração e no palco secundário que pode consultar AQUI