No âmbito da Bolsa (Re)Cri’Arte dinamizada pelo Município do Fundão, João Clemente irá dinamizar o concerto “Valhacouto – Um coração inclinado para semente do fogo”, no dia 30 de agosto às 21:30, no auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.
“Valhacouto” é uma “narrativa sonora ficcional, de arte-rádio, que propõe uma imersão sonora explorando a paisagem acústica do concelho do Fundão. A recolha, montagem, manipulação e composição de sons são organizadas em três categorias: Sons Naturais, captando a essência do meio ambiente; Sons Humanos, refletindo a atividade e expressão das comunidades locais; e Música, criada especificamente para episódios, compondo uma obra contínua de nove horas. Ao longo dos 23 episódios serão convidados mais de 30 músicos para participarem nas gravações da componente musical da peça. Os textos narrados nos episódios são da autoria de João Clemente e de Eugénio de Andrade”.
“Valhacouto – Um coração inclinado para semente do fogo” é a materialização em concerto do projeto, em que João Clemente (condução, guitarra e eletrónica) estará acompanhado por Bruno Ramos (narração), Duarte Fonseca (bateria), Gonçalo Alves (bateria), José Lencastre (saxofones), Nuno Jesus (baixo), Nuno Santos Dias (waldorf) e Vasco Fazendeiro (percussão), num concerto que “irá misturar a palavra, composição musical e sons naturais do concelho do Fundão”.
A entrada será gratuita.