“Os Cronheiros, Terras do Teixo”, evento que se realiza no Teixoso, arranca hoje e decorre até domingo.
Hoje o evento começa às 19:00 com um momento cultural com Lara Rodrigues e Rúben de Matos. Segue-se a atuação da Marcha da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo às 21:00. Às 22:00 entra em palco a banda Dados Viciados, um tributo aos Xutos & Pontapés no Palco Adro. Para terminar a noite, ainda no Palco Adro, atua o DJ Bandarra às 00:30.
No sábado, os concertos começam às 21:30 com a atuação da Banda Índice no Palco Adro. Segue-se, às 23:00, o concerto de Miguel Gameiro & Polo Norte no Palco Salão. Para terminar a noite tem ainda a atuação do DJ Soulvelvet às 00:30 no Palco Adro.
No domingo, último dia do evento, tem lugar, às 20:30, a atuação Mega Dance no Adro. Para encerrar o evento, sobe a palco, às 21:30, a banda Rosa Negra no Palco Adro.
A festa conta ainda com oficinas de desenho e pintura, animação de rua e animação infantil.
O evento, organizado pela União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, tem o nome de “Os Cronheiros” para “homenagear o povo do Teixoso”, uma vez que o mesmo é a “alcunha pela qual os teixosenses são conhecidos na região”.
“A teoria popular mais comum é a de que «cronheiros» remete para a palavra «coronha», parte da arma construída com madeira de teixo, espécie abundante na Vila do Teixoso”, refere a organização.