O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) retoma a programação em setembro, com destaque para o recital “Um Piano Português”, da pianista Marta Menezes, no dia 27, às 21:30.
Marta Menezes é uma das pianistas portuguesas mais destacadas da sua geração.
Segundo nota de imprensa, os seus recitais exploram o diálogo entre tradição e originalidade, através de propostas que realçam a nuance, a subtileza e a sensibilidade musicais características da sua interpretação. O seu repertório, que evidencia uma afinidade com Beethoven, vai do barroco à atualidade, e integra com frequência obras de compositores menos conhecidos, muitos deles
Marta Menezes fez a licenciatura e mestrado em piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos em Londres, no Royal College of Music, com Andrew Ball e Dmitri Alexeev, e, mais tarde, nos Estados Unidos, com Arnaldo Cohen. É doutorada pela Universidade de Indiana – Jacobs School of Music.
Das suas colaborações recentes destacam-se os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional de Espanha, Orquestra Sinfónica da Rádio Televisão Espanhola, Orquestra de Valência, Orquestra Filarmónica de Montevideu e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Tem-se apresentado em auditórios e festivais por todo o mundo, como o National Centre for the Performing Arts (Pequim), Teatro Solís (Montevideu), St. Martin-inthe-Fields (Londres), Festiwal Urodzinowy Fryderyka Chopina (Varsóvia), Fundación Juan March (Madrid) e Centro Cultural de Belém (Lisboa).
Ao longo do seu percurso ganhou vários prémios e distinções, dos quais se destacam o 1º lugar no Concurso Beethoven no Royal College of Music e no Concurso Internacional de Piano de Nice, a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e a Medalha de Prata nos Global Music Awards (EUA) pelo seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça.
Em relação à restante programação de setembro, no dia 13 de setembro, às 21:30, o TMC~ acolhe a Gala do Grupo Desportivo da Mata.
No dia 20 de setembro às 16:00, a C’a Tuna aos Saltos, Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior apresenta no TMC~ o espetáculo “Eterna Covilhã”.
A 25 de setembro, às 21:30, acontece no TMC~ o Concerto de Abertura do Ano Letivo pela Banda Sinfónica da PSP, espetáculo que contará com a participação especial de alunos da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã e terá como solista Cátia Matias (ex-aluna da EPABI).
Os bilhetes para o recital de Marta Menezes estarão disponíveis a partir das 14:30 do dia 13 de agosto.