Liliana Pinto é candidata a vereadora da CMC pelo Movimento Pelas Pessoas

Liliana Pinto é candidata a Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã pelo Movimento Independente Pelas Pessoas nas próximas eleições autárquicas.

A candidata destaca também “um programa centrado em respostas fundamentais e eficazes para a comunidade educativa”, com melhores condições nas escolas, inclusão digital para todos, apoio pedagógico reforçado e transporte escolar ajustado às necessidades dos estabelecimentos de ensino.


“Enquanto docente, conheço por dentro as verdadeiras necessidades das nossas escolas. É essencial investir em recursos pedagógicos e humanos, tecnologia moderna e materiais didáticos de qualidade. Só assim garantimos igualdade de oportunidades e sucesso para todas as crianças e jovens”, afirma Liliana Pinto.

A candidata defende uma gestão próxima e um trabalho conjunto com direções, docentes, assistentes operacionais, alunos e famílias, promovendo uma cultura de respeito, inclusão e inovação capaz de ultrapassar os problemas identificados.

Entre os compromissos e medidas apresentadas estão a requalificação e modernização das escolas ao nível da eficiência energética, acessibilidade e segurança, com planeamento de dois Centros Educativos que sirvam a população dos dois polos (norte e sul) do concelho; reforço do apoio social escolar: refeições, material escolar, apoio técnico/psicológico, programas de reforço e tutoria, incentivo à leitura e formação contínua dos assistentes operacionais; rede de transporte escolar fiável, articulada com os horários letivos e priorizando a realização de atividades escolares; melhoria das AEC com mais oferta (música, ciências, robótica, artes, ambiente, natação), através de parcerias locais; aceleração da transição digital: equipamentos, cobertura Wi‑Fi, laboratórios digitais, formação e plataforma municipal que ligue escolas e famílias; sustentabilidade: implementação e generalização de programas de educação ambiental; avaliação e transparência: envolvimento da comunidade, monitorização contínua da qualidade dos serviços, inquéritos anuais e relatório público de execução.