Belmonte abre amanhã gabinete da AIMA para “facilitar a integração de migrantes”

Facilitar a integração social, económica e cultural dos migrantes que existem no concelho de Belmonte é o objetivo da Câmara Municipal ao ceder espaço e funcionários para abrir um Gabinete da AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo, apontou o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, durante a reunião da autarquia.

António Dias Rocha frisa que “aceitar o desafio” da Agência, também tem como objetivo “proporcionar explicações para a regularização de situações relativas a emprego, e não só”, para “facilitar a vida” a esta comunidade.


Segundo os últimos dados, de 2023, havia no concelho 168 migrantes, disse o autarca, apontando que entre 2021 e 2023 houve um aumento de 77, realçando, no entanto, que tudo indica que há nesta agora mais. Na escola, apontou ainda o presidente da Câmara, estavam inscritos no último ano letivo 47 crianças e este ano estarão mais, esclareceu.

O Gabinete da AIMA em Belmonte ficará junto à Loja do Cidadão, para onde será também transferido o Gabinete de Apoio ao Emigrante e o Gabinete de Apoio Profissional, detalhou o autarca, salientando que este é um conjunto de serviços em consonância, que ficarão em proximidade, juntando-se também os já prestados na Loja do Cidadão.