Eles por nós, nós por eles: Mães de cadetes lançam campanha para repor viatura dos BVC

A inquietação manifestada por crianças que frequentam a Escola de Cadetes dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, que queriam ajudar e não podiam, fez com que as mães juntassem esforços e, face aos trágicos acontecimentos de dia 17 de agosto, lançassem uma campanha de angariação de fundos.

Alice Martins, uma das mentoras da iniciativa, sublinha que na impossibilidade de fazer mais pelos feridos e pelo bombeiro que perdeu a vida, pretendem, pelo menos, ajudar a corporação a repor a viatura.


“Nós mães, ao ver as ideias deles (das crianças) começámos a ter as nossas”, contou à RCC, detalhando que após o acidente de dia 17, “em que se perdeu um irmão da corporação”, também se perdeu uma viatura importante, que estava preparada para incêndios urbanos e florestais”.

“Achámos que esta era uma boa forma de ajudar e foi assim que surgiu a campanha, Eles por nós, Nós por eles”, contou.

Trata-se de uma angariação de fundos, em que os donativos vão diretamente para uma conta da Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã. As proponentes pretendem divulgar semanalmente as verbas angariadas, apostando em transparência.

Alice Martins afirma que o grupo tem consciência que é necessário um valor muito alto, mas mostra-se convicta que com divulgação pode ser possível.

“Se a campanha chegar longe pode ser suficiente, estamos a falar de uma viatura que foi adquirida em 2018, numa parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, num programa de aquisição de viaturas florestais e que mais tarde foi adaptada, e já na altura, sem estar adaptada, custou cerca de 407 mil euros”, detalhou.

O valor pode ser minimizado uma vez que o Governo pode comparticipar com o valor da viatura na altura do acidente. Uma situação que leva o grupo a prontificar-se a entregar o excedente, se houver, à corporação de Pinhel que também perdeu uma viatura no combate aos incêndios, explicou Alice Martins.

Pode saber todos os pormenores desta campanha na página de Facebook criada para o efeito: Eles por nós, nós por eles – Covilhã.

Recordar que o acidente com a viatura dos Bombeiros Voluntários da Covilhã aconteceu a 17 de agosto, numa altura em que a região estava a ser assolada por inúmeros incêndios, sendo o maior deles o que começou em Arganil e que entrou no concelho da Covilhã consumindo, só neste território, 20.257 hectares, em 11 das 21 freguesias do concelho, todas elas na zona sul.