A galeria António Lopes recebe, entre amanhã e 28 de setembro, a exposição “Portugal Cerâmico” da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que congrega 31 cidades e vilas dos principais centros sustentáveis de cerâmica artesanal e contemporânea em Portugal.
A exposição é composta por um conjunto de 23 peças cerâmicas representativas de cada um destes territórios, “levando o visitante a usufruir de uma viagem de descoberta e conhecimento do património cerâmico português”.
A exibição esteve, no passado mês de junho, patente no Parlamento Europeu em Bruxelas, com o objetivo de preservar a expressão artesanal, industrial, artística e patrimonial da Cerâmica Portuguesa, fortalecendo o interesse em manter as denominações de origem em que a cerâmica pontua.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) foi criada a 17 de abril de 2018 no Palácio de Mafra, sob a égide dos 7 países que compunham o Agrupamento Territorial das Cidades Cerâmicas Europeias, onde pontuam Itália, Espanha e França, países com a maior representação da tradição cerâmica europeia e mundial, para congregar e fortalecer a expressiva realidade cerâmica de Portugal.